Para quem aguardava ansioso o lançamento de um novo concurso público no Distrito Federal, a espera acabou. Como prometido no início do ano, a Secretaria de Saúde liberou ontem o edital de abertura para a seleção que oferece 816 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para a área médica. A remuneração é de R$ 3.949,22.
As vagas, destinadas aos hospitais de todo o DF, são distribuídas entre 25 especialidades: acupuntura; alergia e imunologia; anatomia patológica; anestesiologia; broncoesofagologia; cirurgia de cabeça e pescoço; cirurgia cardíaca; cirurgia vascular; cirurgia pediátrica; cirurgia plástica; cirurgia torácica; clínica médica; endocrinologia; genética médica; geriatria; hematologia e hemoterapia; homeopatia; infectologia; medicina intensiva; neonatologia; neuropediatria; ortopedia e traumatologia; pediatria; psiquiatria; radioterapia; e medicina do trabalho.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do DF, o cargo que oferece o maior número de oportunidades é o de clínico, com 206 vagas. Dessas, 106 são destinadas apenas para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Na sequência estão neonatologistas (170), pediatras (100) e anestesiologistas (80).
Os candidatos passarão apenas por provas objetivas, marcadas para 21 de outubro, no período vespertino. Os exames abrangerão questões sobre língua portuguesa, noções de direito administrativo, lei orgânica, sistema único de saúde, além de conhecimentos específicos.
Os interessados podem se inscrever de 30 de agosto a 17 de setembro, tanto pelo site da Fundação Universa, empresa responsável pela organização do certame, quanto pessoalmente na Central de Atendimento ao Candidato da banca SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF. A taxa é de R$ 40. Vinte por cento das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência. Segundo a SES/DF, os concursos para a área de saúde deste ano ainda não acabaram, já que sobraram vagas das 1.554 autorizadas pelo governo em janeiro de 2012.