Os interessados no exame do TCU têm prazo até hoje para se inscrever para as provas de 2 de setembro. A estudante Ana Carolina Quemel, 21 anos, almeja uma das 33 vagas de técnico federal de controle externo do tribunal. Ela conta que estuda há cerca de um ano e, ultimamente, com a proximidade das provas, chega a ficar oito horas diárias diante dos livros. ;O concurso deve ser concorrido, então tudo conta, porém tenho focado mais nas matérias específicas, que valem mais pontos;, explica.
Henrique, Marcella e Bruno: esforço para conseguir ingressar no funcionalismo federal
O publicitário Bruno Araújo, 24, também estuda há mais de um ano e, além da seleção do TCU, aguarda a prova da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que deve acontecer em 23 de setembro, no Rio de Janeiro. Ele diz que agora está mais concentrado no concurso do tribunal, mas pretende correr contra o tempo para buscar uma das 82 vagas de técnico administrativo, de nível médio, da Ancine, também em setembro. ;As matérias básicas eu já estudo para os outros concursos, e, se me empenhar nos conteúdos específicos, acho que dá para ficar bem preparado até a data da prova;, afirma. A agência abriu inscrições na última sexta-feira. O prazo se estende até 16 de agosto.
Já Cláudia Melo, 28, largou tudo para apostar nos concursos. Em novembro do ano passado, abandonou o emprego de secretária, vendeu o carro para garantir o sustento nos meses em que ia ficar parada e se dedica, desde então, exclusivamente ao sonho de obter uma vaga na administração pública. Atualmente, ela estuda até nove horas por dia para o concurso da Ancine. ;Estou focada no conteúdo básico, principalmente em português, que reprova muita gente;, diz.
Concorrência acirrada
O professor Mariano Borges, do Grancursos, explica que, devido à proximidade dos exames, o ideal é manter a concentração nos conteúdos específicos exigidos no edital. ;Esses concursos, principalmente TST e TCU, reúnem um público de alto padrão, que já estuda há muito tempo e domina a matéria básica. Agora, na reta final, é importante revisar os regimentos e matérias específicas;, explica. Para ele, o grande concurso público de setembro deve ser para o TST, que promete ter concorrência acirrada. O órgão oferece 37 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior. As provas discursivas estão marcadas para 16 de setembro.
A estudante Marcella Tito, 30, é outra que deixou o trabalho de cinco anos como supervisora de telemarketing, de olho na estabilidade de um emprego público, e tenta uma das vagas de técnico administrativo do TST. Dedicada há cerca de um ano e meio aos livros, Marcella sabe que vai enfrentar muitos competidores para conseguir um posto no tribunal. ;O regimento interno não assusta. Como o edital é pouco extenso, acredito que a banca organizadora deva explorar muito os conhecimentos básicos, principalmente o português;, afirma.
O professor da Vestconcursos Walter Sousa explica que, de fato, a entidade encarregada de elaborar o concurso do TST, a Fundação Carlos Chagas (FCC), costuma explorar bastante itens básicos, como lógica e matemática. ;Nessa reta final, é importante revisar os conceitos fundamentais de lógica e raciocínio sequencial quantitativo. Agora é hora de resolver exercícios anteriores da banca;, orienta. O professor Borges salienta que os candidatos não podem esquecer, por outro lado, de revisar o conteúdo literal das leis.
A disputa para uma das 950 vagas da Receita Federal também promete ser grande. Entre as seleções que acontecerão em setembro, o órgão é o que oferece os maiores salários: R$ 13,6 mil para os 200 postos de auditor-fiscal, de nível superior. O engenheiro de redes Henrique Muniz, 30, estuda há cerca de três anos para esse fim e está confiante em relação aos exames, marcados para 15 e 16 de setembro. ;Isso de privilegiar uma ou outra matéria é perigoso, pois tudo é importante. Já tenho base de vários concursos anteriores e venho estudando mais os conteúdos específicos;, conta.