Provas
A seleção ocorrerá por meio de provas objetiva e de títulos, sindicância de vida pregressa e investigação social. Marcada para 29 de março, a primeira fase contará com questões de português (10), direito administrativo (6), legislação e ética na administração pública (4), e conhecimentos específicos (30). ;Além de conhecer a Lei n; 12.681, que rege o Sinesp, nessa etapa, os candidatos precisarão conhecer também as instruções normativas acerca da elaboração de termos de referências e projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI. Para se sair bem, o candidato precisa ter conhecimento sobre governo eletrônico e metodologia de gerenciamento de projetos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp);, orienta o coordenador do Meta Concursos Luís Batista Furlan.
Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (CIC/UnB), Gean Batista Crispim afirma que os certames da banca avaliadora, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), podem confundir. ;As provas não são fáceis, são conceituais e exigem certo nível de experiência.; Crispim ressalta a importância de resolver provas similares, como as da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou da Cobra Tecnologia (empresa de TI vinculada ao Banco do Brasil). ;Ler o edital e revisar provas antigas é importante, apesar de ser uma atitude subestimada. A banca é conhecida por fazer pegadinhas. O candidato inexperiente acaba perdendo tempo justamente por não estar familiarizado com o perfil de avaliação da Funcab;, comenta.
Jorge Amador Ferraz, analista do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Instituto Federal de Brasília (Ntic/IFB), diz que, além de ter bom plano de ensino, para não perder tempo, os candidatos devem separar o conteúdo de forma que o cronograma abranja todo o material cobrado no edital. ;Não adianta estudar por poucas horas se a prova é extensa. Além da mudança na rotina, o candidato precisa estar pronto para encarar horas de leitura e resolução de problemas;, conclui.
Bom salário
Graduado em engenharia de redes, Luiz Felipe Alves Batista, 26 anos, trabalha como gerente de TI terceirizado em um banco no DF há 2 anos. O candidato, que possui especialização em sistema de redes, prestará o concurso de olho no salário. ;O valor é atraente, já que receberia quase duas vezes o que ganho hoje em dia. Espero uma prova difícil, mas coerente, pelo que pude ver no edital. Para me preparar, como sou concurseiro e atuante na área, estou focado apenas em revisar o conteúdo específico. Estudo quatro horas todos os dias em casa, pois não tenho tempo de conciliar a preparação com o trabalho;, diz.
O que diz o edital
Processo seletivo simplificado do Ministério da Justiça
- Inscrições: até 22 de fevereiro, pelo site www.funcab.org
- Taxa: R$ 70
- Salário: R$ 8,3 mil
- Vagas: 14
- Provas: 29 de março
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
Comentário:
Para identificar se um endereço IP pertence a uma determinada classe, basta conferir a posição do primeiro bit zero do primeiro byte. Caso o primeiro zero esteja na primeira posição, pertence a classe A. Caso o primeiro zero esteja na segunda posição, conclui-se que pertence à classe B e assim sucessivamente. Logo, para identificar uma classe, basta saber a posição do primeiro bit zero no primeiro byte. Portanto o endereço IP 192.41.6.20 pertence à classe C, uma vez que o decimal 192 corresponde ao binário 11000000 (primeiro bit 0 na terceira posição).
Gabarito: letra C
Questão retirada da prova da Cesgranrio para o cargo de agente em gerenciamento de TI do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) de 2011, comentada por Welton Ricardo Santos Sousa, professor de gerenciamento de TI da Meta Concursos