Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Resultado preliminar do 15º Exame de Ordem sai na terça-feira (3)

Inscrições para 16º Exame de Ordem da OAB vão até 5 de fevereiro. Primeira fase será realizada em 15 de março, e a segunda, em 17 de maio

[SAIBAMAIS] O resultado preliminar da segunda fase do 15; Exame de Ordem Unificado será pubicado na próxima terça-feira (3) no site da FGV Projetos, a organizadora do certame. O prazo para recurso vai de quarta-feira (4) a sexta-feira (7). O resultado definitivo do exame sai em 24 de fevereiro.

Inscrições abertas

Quem não participou do 15; Exame de Ordem pode ficar de olho no próxmo: as inscrições para o 16; Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão abertas até 5 de fevereiro no site oab.fgv.br. A taxa de inscrição é de R$ 220 e o pagamento pode ser efetuado até 25 de fevereiro.

A primeira fase da avaliação será realizada em 15 de março. Essa fase é composta por 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB.

A segunda fase está prevista para 17 de maio, com prova prático-profissional composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Essa fase é de caráter eliminatório, e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.