Termina nesta segunda-feira, 19, o prazo da primeira fase para estudantes brasileiros utilizarem os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrerem a vaga de ensino superior na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os resultados de colocação devem ser divulgados no próximo dia 24.
A nota mínima para o ingresso na universidade portuguesa por meio do Enem é de 600 pontos, com pesos diferentes em cada área de avaliação. Para tentar o acesso a uma das vagas, o estudante deve se matricular pelo portal da universidade, devendo apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e o resultado do Enem.
A oportunidade é resultado de parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) com instituições do país lusófono em 2014. Além de Coimbra, o Inep protocolou intenções para a utilização dos resultados do Enem na Universidade de Algarve, também em Portugal.
Coimbra ; a universidade é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis I. A instituição é referência em Portugal e na Europa e, em 2013, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.
Algarve ; é uma instituição do ensino superior público português que congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico. Ela aceita candidaturas para os cursos de licenciaturas e mestrados Integrados no ano letivo 2015/2016 de estudantes que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014.
Acesse:
Universidade de Coimbra
Universidade de Algarve