O Ministério da Educação abre inscrições para a segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) de segunda-feira (21) até sexta (25) pelo . Para concorrer, os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, obtendo nota superior a zero na redação.
A lista de selecionados em primeira chamada será divulgada em 29 de julho. Os aprovados deverão fazer matrícula em 30 de julho e 1; de agosto. Já o resultado de segunda chamada sai em 5 de agosto, com matrículas de 6 a 8 de agosto. Quem não for aprovado pode se inscrever numa lista de espera entre os dias 11 e 20 de agosto, também pelo site do programa. Nessa fase, o candidato deve comprovar apenas a conclusão do ensino médio, sendo dispensada a obrigação de ter feito o Enem do ano passado.
O Sisutec reúne vagas para instituições públicas e privadas de ensino técnico e profissional. Candidatos que cursaram o ensino médio completo em escolas públicas, ou que foram bolsistas integrais em instituições privadas são prioritários. Além disso, há previsão de cotas para pretos, pardos e indígenas nas instituições federais.
Assim como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos selecionarão duas opções de cursos a que vão concorrer. A primeira edição de 2014 do Sisutec registrou 1.016.211 inscrições para as 293.738 vagas em cursos técnicos. As carreiras mais procuradas foram as de técnico em segurança do trabalho, com 59.625 inscrições; técnico em logística, com 49.386 inscrições; técnico em enfermagem, com 36.320 inscrições; técnico em informática, com 27.726, e por fim, técnico em edificações com 24.133 inscritos.