. O conteúdo das provas é o mesmo, a diferença está na maneira de encarar e de se preparar para a prova, define o professor Euclides Chacon. Euclides considera o Enem uma prova mais exaustiva. ;A prova é mais longa e mais cansativa. Você sai do Enem esgotado. É quase uma maratona;, diz. O fator de correção inibe o aluno a arriscar muito, segundo Euclides, enquanto o Enem o estimula a pensar de outro modo. ;Em provas do Cespe, ou um item está certo ou errado, não tem conversa. O Enem dá itens múltipla escolha com cinco opções. Por eliminação, o estudante consegue deduzir muita coisa;, compara. Confira diferenças entre as duas avaliações:
Vestibular da UnB | Enem |
Garante vagas apenas para a Universidade de Brasília | Garante vagas para diversas universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) |
Itens devem ser julgados como certos ou errados | Itens múltipla escolha, com cinco opções |
Há fator de correção: uma questão errada anula uma certa | Não há fator de correção |
A redação não tem um peso tão grande e aborda atualidades | A redação é uma das partes mais importantes e aborda atualidades |
Prova menos cansativa | Prova mais cansativa |
Conteúdos são cobrados separadamente | É preciso ser mais atento e conectar uma matéria com outras |
[SAIBAMAIS]Vagas
Para este ano, a Universidade de Brasília alterou a quantidade de vagas reservadas para o Sistema de Cotas para Negros para 5% do total, após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Antes, a reserva era de 20% das vagas. No total, são oferecidas 4.212 vagas, das quais 237 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros; 1.072, ao Sistema de Cotas para escolas públicas; e 2.903, para o Sistema Universal.
Segurança
As inscrições para o vestibular de 2014 da Universidade de Brasília terminaram em 5 de maio, e as provas serão aplicadas em 7 e 8 de junho em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Segundo a assessoria do Cespe, a instituição ;adota, em todos os eventos que organiza, rigorosas medidas de segurança que contribuem para a excelência dos trabalhos e a lisura das avaliações, desde a etapa de elaboração das provas até a entrega dos resultados;. Confira alguns dos procedimentos de segurança nos dias de prova:
- Proibição de qualquer aparelho eletrônico, acessórios de chapelaria e outros: Será eliminado do processo seletivo o candidato que, no dia de realização das provas, portar: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, walkman, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie, qualquer recipiente, tais como garrafa de água e suco, que não seja fabricado em material transparente, óculos escuros, protetor auricular ou qualquer acessório de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro e, ainda, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha.
- Prevenção contra cola eletrônica: Rastreamento na vizinhança dos locais de provas, buscando interceptar ondas eletromagnéticas produzidas por telefones celulares ou rádios na tentativa de contato eletrônico entre candidatos e pessoas externas.
- Revista magnética: Os candidatos que deixam a sala de provas para ir ao banheiro são revistados por detectores de metais na entrada e na saída dos sanitários. A revista pode, ainda, ser realizada a qualquer momento nas salas e nos corredores dos locais de aplicação das provas.
- Desidentificação das provas: Ao término da prova de concursos e seleções, a parte superior da folha de resposta e da folha de texto definitivo, que contém o nome do candidato, é destacada, permanecendo o código de barras e o número de inscrição. A desidentificação é um procedimento que garante que a banca examinadora, ao corrigir a prova de qualquer candidato, não seja capaz de identificar o autor da prova.
Calendário do vestibular 2014 da UnB
24 de abril a 5 de maio - inscrições
22 de maio - data limite para pagamento da inscrição
30 de maio - consulta aos locais de prova
7 e 8 de junho - aplicação das provas
11 de junho - divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
12 e 13 de junho - prazo para interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C
20 de junho - resultado provisório dos itens do tipo D
21 e 22 de junho - prazo para interpor recurso contra o resultado provisório nos itens do tipo D
1; de julho - resultado provisório na prova de redação em língua portuguesa
2 e 3 de julho - candidatos que tiverem a redação corrigida poderão ter acesso à imagem da folha de texto definitivo e aos espelhos de avaliação
2 e 3 de julho - prazo para interpor recurso contra o resultado provisório das provas de redação
14 de julho - divulgação dos gabaritos oficiais definitivos dos itens dos tipos A, B e C
14 de julho - divulgação do resultado da 1; chamada
Confira mais informações sobre o vesitbular pela .