Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o certame terá provas objetivas e discursivas, previstas para 23 de março. As inscrições podem ser feitas de amanhã a 11 de fevereiro, pelo site www.cespe.unb.br. As taxas variam de R$ 37 a R$ 74.
Nas provas para candidatos a técnico bancário, haverá 50 questões sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica. Outras 70 perguntas serão sobre conhecimentos específicos. Os interessados nas vagas de nível superior serão cobrados nos mesmos conteúdos, além de terem de responder sobre conhecimentos específicos de suas respectivas áreas.
O professor de conhecimentos bancários Guilherme Cabral, do IMP Concursos, ressalta que a disciplina é o divisor de águas da seleção. ;Ela tem peso 2 e, depois da idade, é o primeiro critério de desempate. Quem for bem no geral e muito bem em conhecimentos bancários estará, certamente, à frente;, explicou.
Novos conteúdos
Para esse concurso, há novidades na forma como o conteúdo será cobrado. Por um lado, foi retirado o item sobre garantias do sistema financeiro. Por outro, houve a inclusão de produtos bancários, como o programa Minha Casa, Minha Vida, o crédito rural, o microcrédito produtivo orientado e o financiamento estudantil (Fies).
Em relação à banca, o especialista diz que o Cespe/UnB privilegia quem sabe mais. ;A melhor forma de se preparar é muito subjetiva, mas, no geral, recomendo a leitura atenta da teoria e a realização de muito exercícios. O interessado ainda deve ter muito cuidado com apostilas desatualizadas. Elas são um grande perigo;, alertou. A seleção da Caixa promete ser a mais disputada de 2014. O último concurso da instituição, no ano passado, contabilizou nada menos que 1,8 milhão de inscritos.