;Nos preparamos para a prova durante todo o ano e ficamos sem saber como nos organizar;, reclama Fernanda Carvalho Nunes, que estuda para a segunda etapa no colégio Sigma. Para o professor José de Sousa França Filho, um dos motivos para a cobrança dos estudantes se deve ao fato de tentarem conciliar a agenda da UnB com as provas para outras universidades.
Além de dar aulas de matemática no colégio Sigma, o professor José França é secretário de vestibular no colégio desde 1984. Ele esperava que o edital estivesse disponível até o início de agosto, como de costume. "Dou seis aulas pela manhã. Em todas, fui questionado sobre a data do PAS", comenta.
A assessoria do Cespe afirma que a publicação está dentro do prazo, entre agosto e setembro. Nos últimos dois anos, o edital saiu no meio de setembro. Até 2010, estava disponível entre maio e o início de agosto.
O professor Pavam, coordenador do curso prepatarório Sentido Único, considera que a divulgação do documento até um mês antes da prova é aceitável. ;Ainda está dentro do planejamento. Tradicionalmente, a prova é na primeira semana de dezembro;, completa.
Yasmin Doudenent vai fazer a terceira etapa e vai prestar vestibular em outra universidade. Ela se queixa da insegurança na hora de ajustar as escolhas de curso: ;Minha inscrição também fica prejudicada na escolha do curso;. O professor do Mackenzie Ênio César de Moraes Fontes concorda que o maior prejuízo é a ansiedade para quem se prepara para o exame. ;Os alunos esperam muito do PAS;, diz.
Fontes explica que as instituições de ensino planejam as aulas prevendo um período para as provas. Mateus Mota Gomes vai fazer a primeira etapa este ano. Ele conta que deve ficar atento, mas está tranquilo: ;Venho me preparando desde o começo do ano;.