Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Depois do fiasco, OAB tem aprovação recorde

O 10; Exame de Ordem Unificado da OAB teve uma taxa de aprovação surpreendente: 54% dos candidatos passaram na primeira fase da prova ; um número recorde, que superou a marca de 48% de aprovação da 8; edição. Dos 124,8 mil bacharéis em direito inscritos em todo o Brasil (outro recorde), 67,4 foram classificados para a etapa prático-profissional, prevista para 16 de junho. O prazo para apresentação de recursos foi aberto ontem e se estenderá até 11 de maio. O resultado final da primeira fase, já considerados os recursos, está previsto para ser divulgado em 28 de maio, no site da OAB.

O alto índice de sucesso desta edição contrasta com os resultados da segunda fase do último exame, quando quase 90% dos candidatos foram reprovados, o mais elevado dos últimos anos. Para o coordenador nacional da prova, Leonardo Avelino Duarte, o recorde de aprovação não chega a ser surpreendente.

;Esperávamos 45%, na mesma margem de aprovação dos exames anteriores, que gira em torno de 40%. Parece que os alunos se esforçaram bastante. A taxa de reprovação alta deve ter assustado os candidatos de alguma maneira, de sorte que eles se aplicaram mais nesta prova;, analisou o coordenador.