Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Aberto concurso que escolherá projeto para estação brasileira na Antártica

Arquitetos brasileiros ou estrangeiros associados a escritórios nacionais já podem participar do concurso, lançado nessa terça-feira (22/1), que escolherá o projeto para as novas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz. A construção anterior foi destruída em um incêndio ocorrido em 25 de fevereiro de 2012. O edital será divulgado em 28 de janeiro, quando começa o período de inscrições, que prosseguem até 14 de março, A iniciativa é da Marinha do Brasil e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

De acordo com o IAB, o caráter internacional visa promover o intercâmbio de conhecimento entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. Além disso, para que a estação incorpore todos os requisitos técnicos e ambientais, será exigida a formação de equipe multidisciplinar constituída por especialistas sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto.

A comunidade científica que utiliza a base é formada por estudiosos de diversas áreas do conhecimento, como oceanografia, meteorologia, biologia, geologia, química e arquitetura. As ações do governo brasileiro na Antártica atendem ao Protocolo de Madri, relacionado ao Tratado da Antártica sobre Proteção do Meio Ambiente, segundo o qual a região é designada como ;reserva natural, consagrada à paz e à ciência;.

As pesquisas realizadas na estação destinam-se à compreensão dos fenômenos naturais do ambiente local e sua repercussão global, particularmente no Brasil.

Secretaria de Comunicação da Presidêncida da República