Líder do ranking há três anos, o Colégio Olimpo cobra uma mensalidade de R$ 1.897 e atribui o bom resultado ao investimento no corpo docente, à seleção de bons alunos e a uma boa direção. No local, aulas aos sábados fazem parte do currículo. No terceiro ano, o aprendizado nesse dia é pela manhã; e a tarde fica dedicada às provas e aos simulados. Também há estudo no turno contrário, uma vez por semana. ;Contextualizar o conteúdo com os acontecimentos do dia a dia é uma das táticas para o aprendizado. Aliar isso à disciplina e a um cronograma rígido é uma das táticas;, conta o diretor pedagógico da instituição, Vinícius Miranda.
Com três anos nomercado, o Pódion, na Asa Norte, participou pela primeira vez do Enem e alcançou a segunda colocação. O segredo, segundo o diretor- geral da escola, Ismael Xavier, está no atendimento personalizado. ;Temos poucas turmas, com 30 ou 35 alunos por sala, não mais do que isso. Assim, o professor pode dar uma atenção diferenciada ao estudante;, explica. Com o trabalho mais próximo, é possível, por exemplo, identificar as necessidades de cada um e trabalhar as deficiências. ;Eles (os estudantes) têm aulas no contraturno, duas vezes por semana. Além disso, temos tutoria, simulados, programa de recuperação, grupo de estudos e outros;, detalha.
ano.
Estudante do Sigma, 4; colocado na pesquisa, Mariana da Cunha Britto Souza, 17 anos, acredita que o diferencial da escola são os professores. Ela se prepara para concorrer a uma vaga em arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) e se sente preparada. ;Os professores são bons e sabem lidar com os alunos. Eles incentivam os estudos e cobram na medida certa. Além disso, as provas do colégio também são bem elaboradas;, diz. O estímulo a atividades extracurriculares também
é valorizado por Mariana. ;Para quem sabe aproveitar, é muito bom;, ressalta.
Polêmica
O Galois, 3; colocado no ranking, não ficou satisfeito com a classificação da escola. Este ano, a nota da redação não foi considerada para formular a média geral. Uma injustiça, de acordo com a consultora-geral do colégio, Dulcinéia Marques. ;O aluno tem que sair do ensino médio como um indivíduo completo, que saiba ler, interpretar, redigir e raciocinar. Fomos os primeiros colocados na redação, e amédia geral não reflete esse resultado;, avalia. A instituição superou a média do DF em 118 pontos, mas se os padrões antigos fossem mantidos, teria assumido uma posição superior.
Também indignada está a Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa). O presidente da entidade, Luis Claudio Megiorin, lamentou a posição dos colégios brasilienses no ranking. ;Continuamos, como sempre, com poucas escolas entre as 480 que apresentam um resultado satisfatório para a sociedade;, afirma. Para ele, os pais precisam saber escolher onde matricularão os filhos. ;Observamos que os colégios com filiais não são bem ranqueados. Os que estão mais bem posicionados são os menores, que primam pela qualidade do ensino e por uma turma reduzida;, analisa.
Observamos que os colégios comfiliais não são bem ranqueados.Os que estãomais bem posicionados são os menores, que primam pela qualidade do ensino e por uma turma reduzida;
Luis Claudio Megiorin, presidente da Aspa