O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (22/11) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 por escola. O colégio Objetivo, de São Paulo, foi o primeiro colocado no país. O ranking leva em consideração a média geral dos alunos nas provas objetivas.
Dos 1.137.813 candidatos que fizeram a prova, 891 mil eram alunos da rede pública e 246.743 da rede privada. No entanto, a média da rede privada foi superior, 589,2, enquanto a da rede pública foi de 474,2. "Temos o desafio de melhorar a qualidade do ensino médio para que essa diferença de desempenho entre setor público e privado diminua", disse o ministro Aloizio Mercadante em coletiva de imprensa na tarde desta quinta.
O ministro da educação Aloizio Mercadante destacou que a intenção do ranking não é fazer um comparativo entre escolas, e sim servir como um instrumento de análise pedagógica. "O Enem é insuficiente como avaliação do estabelecimento", afirmou. Ainda segundo ele, a comparação entre uma escola e outra não pode ser feita porque deve levar em conta o número de participantes de cada instituição.
[SAIBAMAIS]Mercadante também ressaltou que os melhores alunos da rede pública tiveram média de 630 npontos, o que mostra que a elite das escolas públicas tem média maior do que as escolas particulares e se sairá bem ao entrar na faculdade pelo sistema de cotas. Para Mercadante, as escolas particulares tiveram resultados melhores porque selecionam os alunos que vão fazer a prova.
Para aparecer na lista, mais de 50% dos alunos matriculados no 3; ano do ensino médio de cada escola precisavam fazer a prova. Também é preciso haver, no mínimo, 10 participantes de cada colégio.
O ministro garantiu que haverá um trabalho intenso para desenvolvimento do ensino médio, com ênfase no estímulo de educação integral. "O desafio educacional nesse momento é o ensino médio", conclui Mercadante.