A redação do Enem 2012 teve como tema o ;Movimento imigratório para o Brasil no século 21;. O assunto surpreendeu alguns candidatos como Lissandra Martins, 21 anos. A estudante achou a prova do segundo dia mais difícil e acreditava que o texto abordaria conhecimentos sobre eleições ou a Copa do Mundo de 2014. Para Leonardo Guimarães, 17, os textos de apoio não ajudaram. ;Preferi falar da melhoria econômica do Brasil, que atrai os estrangeiros. Acho que não fugi do tema.;
Apesar de ter assustado alguns candidatos, o professor de atualidades do curso preparatório Gran Cursos Jeferson Urani considerou o tema bastante abrangente. Segundo ele, era possível falar sobre o lado humanitário da imigração e usar o exemplo dos haitianos, assim como o mercado de trabalho aquecido, que tem atraído espanhóis e portugueses. ;O essencial é mostrar que o Brasil está atraindo esses imigrantes em função da evolução econômica;, resume.
Este ano, pela primeira vez, os alunos terão acesso ao espelho da correção da redação para fins pedagógicos. O Ministério da Educação, entretanto, ainda não divulgou a partir de quando o material estará disponível. A metodologia de correção também foi alterada. O texto será analisado por dois profissionais e, caso haja discrepância de mais de 200 pontos entre as notas, a redação será lida por um terceiro corretor. Se a diferença entre as três notas permanecer superior a 200 pontos, uma banca examinadora será acionada. As notas vão de zero a mil.