O ;Prêmio Construindo A Nação; é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações de cunho social realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos, que tenham como agentes os próprios estudantes. O intuito é estimular as escolas a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.
Realizado pelo 14; ano consecutivo, o ;Prêmio Construindo A Nação; recebe inscrições de projetos realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Ensino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, e Iniciativas Publicas e Privadas, e está implantado em todos os estados da federação. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo ou pelo e-mail construindo@institutocidadania.org.br, até 14 de agosto de 2014.
Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, alcançando situações sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.
O ;Prêmio Construindo A Nação; também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola.
Até esse ano, ao todo, são 7.795 escolas de todo o Brasil, envolvendo mais de 6 milhões de estudantes que já participaram do ;Prêmio Construindo A Nação;.
A iniciativa do Instituto tem como parceiros nacionais a Fundação Volkswagen, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Fundação Cásper Líbero e CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), SESI, SEBRAE SP, FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) alem de outras Instituições Regionais.
O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para cidadania é sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas suas etapas. Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases ; estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação ; documentadas e registradas. Além disso, deverá apresentar um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração oferecendo oportunidade de visualização do projeto com depoimentos de alunos e beneficiados.
As inscrições deverão ser feitas pelo .
O Instituto oferece, ainda, suporte técnico para a apresentação do projeto e coloca à disposição das escolas o tira-dúvidas pelos fones: (11) 5042-2242 ou (11) 5543-6530