O Programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) recebeu, em evento realizado na terça-feira (6/5), em Washington (EUA), o prêmio da Fundación América Latina en Acción Solidaria (Alas) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que é entregue às instituições que mais se destacaram na defesa da primeira infância, período de vida da criança que vai da gestação aos 6 anos. A cerimônia de entrega contou com a presença da ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton.
A FMCSV foi escolhida na categoria Best Innovation Award pelo programa Primeiríssima Infância. O projeto é desenvolvido pela fundação desde 2009 em municípios do estado de São Paulo com diversas iniciativas voltadas à proteção aos primeiros três anos de vida, período em que a crianças passam por transformações, que envolvem o amadurecimento do cérebro, o crescimento físico, a aquisição de controle motor, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, os primeiros contatos sociais e os vínculos afetivos, entre outros. A iniciativa engloba intervenções sociais em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e simpósios, elaboração de publicações, entre outras ações.
Desde seu início, o programa já capacitou 4 mil gestores públicos e profissionais das áreas de educação, saúde e desenvolvimento social. Estima-se que aproximadamente 24 mil gestantes e 49 mil crianças foram beneficiadas com a iniciativa.