Abaixo-assinado? Abaixo assinado?
Depende. As duas formas estão lá, firmes e fortes no dicionário. Quando usar uma ou outra? Guarde isto:
1. O documento se escreve com hífen: Os manifestantes entregaram o abaixo-assinado à presidente.
2. O signatário se grafa sem o tracinho: Paulo da Silva, abaixo assinado, solicita...
3. Ambas têm plural: abaixo-assinados, abaixo assinados.
Eu abolo? Que eu abola?
Ops! Olho vivíssimo. Abolir joga no time dos pra lá de preguiçosos. Defectivo, só se conjuga nas formas em que o l é seguido de e ou i. Eu abolo? Nempensar! Que eu abola?Valha-nos, Deus! O boa-vida não tem a primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu abolo) nem o presente do subjuntivo (que eu abola). Em ambas, o l vemacompanhado de o. Xô!
Se eu me abster? Se eu me abstiver?
Na língua, a família está acima de tudo. Abster-se sabe disso. O danadinho é derivado de ter.Ume outro se conjugam do mesmo jeito, observadas as regras de acentuação: eu tenho (me abstenho), ele tem (se abstém), nós temos (nos abstemos), eles têm (se abstêm); eu tive (me abstive), ele teve (se absteve), nós tivemos (nos abstivemos), eles tiveram (se abstiveram); se eu tiver (me abstiver), ele tiver (se abstiver), nós tivermos (nos abstivermos), eles tiverem (se abstiverem); eu tenho tido (me tenho abstido); ele está tendo (está se abstendo). E por aí vai;sem tirar nem pôr.
Acaso? Caso?
A trissílaba e a dissílaba têm um ponto comum;indicam condição. E umdiferente;o emprego. Acaso pede a conjunção se; caso dispensa-a: Se acaso você chegasse a tempo, poderia ir à festa. Se acaso você antecipar o trabalho, resolverá o problema. Caso você chegasse a tempo, poderia ir à festa. Caso você antecipe o trabalho, resolverá o problema.
Acento? Assento?
A pronúncia é igualzinha. Por isso muita gente embarca na canoa furada. Troca os dois substantivos com a naturalidade com que troca o tênis, a bermuda ou a camiseta.Mas, como diz o conselheiro Acácio, as consequências vêm depois.Melhor prevenir. Acento: sinal gráfico (agudo, grave, circunflexo). Assento: lugar onde se senta (assento preferencial, assento na ABL, assento dianteiro).
Amoral? Imoral?
Amoral é indiferente à moral. Imoral é contrário à moral: Atos de crianças e loucos são amorais. Algumas religiões consideram imoral a relação sexual fora do casamento.
Anexo? Em anexo?
Anexo, sozinho, é adjetivo vira-lata como bonito, feio, rico. Concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: carta anexa, cartas anexas, documento anexo, documentos anexos; criança bonita, objetos bonitos; imagens feias, foto feia, livros feios. Em anexo pertence a outra estirpe. É advérbio e, portanto, invariável. Não tem feminino, masculino, singular ou plural. Com ele é tudo igual: A carta segue em anexo. Os documentos estão sendo encaminhados em anexo.
Anos sessenta? Anos sessentas?
O numeral fica no singular. A razão é simples. Subentende-se a expressão ;da década de;: anos (da década de) sessenta, anos oitenta, anos vinte.