A obra deve beneficiar estudantes e professores do Departamento de Artes Visuais, do programa de pós-graduação em Artes Visuais e a equipe da direção do instituto, instalados no prédio. A última reforma para manutenção do edifício foi realizada na década de 90.
"O SG-1 é um prédio histórico muito importante para a UnB, mas que apresenta diversos problemas elétricos e de infiltração", conta o diretor do Instituto de Artes (IdA), Ricardo José Dourado Freire. De acordo com o professor, os problemas na estrutura do edifício existem há mais de dois anos, mas foram agravados nos últimos meses com as chuvas.
A previsão é de que as obras iniciem em duas semanas, no dia 16/06. A entrega do prédio está prevista para o dia 13/11. A reforma será realizada pela empresa Conety Quality Construtora e Serviços, contratada após licitação. A área total da obra é de cerca de 2 mil m; e foi orçada em pouco mais de R$ 1 milhão. Os recursos que irão custear o projeto são do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).