;A UnB e as universidades brasileiras têm sido parceiras absolutamente estratégicas e importantes para o trabalho de prevenção que tem cada vez mais se ampliado no país;, declarou o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano. O CRR do campus Darcy Ribeiro já formou uma centena de profissionais da saúde, que atuam nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Distrito Federal. Em 2012, foram realizados quatro cursos de capacitação, todos ministrados por professores da UnB.
Com a expansão da parceria com o Senad, profissionais da segurança social (policiais e agentes penitenciários) e do poder judiciário (juízes e promotores) também serão contemplados pelo projeto. ;O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, do Senad, atua em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. E nós, do CRR, atuávamos apenas nos eixos cuidado e prevenção. Faltava incluir esse grupo;, explica o coordenador do CRR, Ileno Izídio da Costa.
A próxima edição do projeto também deve trazer como novidade a implementação de pesquisas realizadas pelos CRR e uma maior atuação dos centros na política nacional de combate ao crack e outras drogas. ;Nós, que atuamos nos centros de referência de todo o país, estamos nos mobilizando para contribuirmos com a política nacional sobre drogas com resultados, pesquisas e posicionamentos políticos;, aponta o professor. A previsão é que o edital seja lançado no segundo semestre deste ano.
O CRR é um mecanismo do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, selecionado via edital pelo Senad. A UnB possui um segundo centro de referência na Faculdade UnB Ceilândia. Outros 52 centros estão implementados em instituições públicas de ensino superior espalhados por todo o país em conjunto com o Senad no combate ao uso de drogas.
CERTIFICADOS
Uma cerimônia formal marcou o término dos cursos de capacitação de profissionais da saúde no enfrentamento ao uso de drogas, oferecidos pela primeira edição da parceria UnB e Senad. O evento ocorreu no Instituto de Biologia da universidade na manhã de terça-feira (1).
Cerca de 100 profissionais que realizaram a capacitação em 2012 foram certificados pelo CRR. Claudia Denise da Silva foi uma das formandas. ;Eu atendi dois casos de tentativa de suicídio e por ter feito o curso tive uma melhor condição de realizar uma acolhida com qualidade;, disse a enfermeira do Hospital Regional de Taguatinga