O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que tem à frente o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, promoverá a primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira em diferentes regiões do Brasil, no período de 5 e 9 de maio próximo, conforme programa divulgado nesta ultima quinta-feira (20) à imprensa.
De acordo com o presidente da CVM, "a educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país". Razão pela qual o Conef vai oferecer atividades educacionais gratuitas, visando a fomentar o aprendizado e a consciência financeira na população.
A Semana Nacional de Educação Financeira objetiva também divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, de modo a ;contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores;.
A agenda da Semana Nacional de Educação Financeira será atualizada até o dia 2 de maio. Ela engloba até o momento cerca de 60 eventos. De acordo com o Conef, outras iniciativas que não façam parte da programação oficial, mas que tenham a mesma finalidade, poderão participar do evento. Leonardo Pereira acredita que o evento contribuirá para aumentar a eficiência e a solidez do sistema financeiro nacional.
O Conef mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF ; Brasil), que promoverá em São Paulo, no dia 8 de maio, em parceria com o Ministério da Educação, o seminário Escola e Educação Financeira: Tudo a Ver?;. A ideia é dar aos profissionais da área de educação pública e privada a oportunidade de debater a importância da educação financeira como tema a ser utilizado no sistema educacional convencional. Projeção da Enef revela que o programa de educação financeira nas escolas atingirá tem potencial para atingir em torno de 3 mil instituições de ensino até 2015.
A programação da Semana Nacional de Educação Financeira inclui, também, palestras em várias cidades brasileiras, e visitas a museus de valores, promovidas pelo Banco Central, e o lançamento, pela CVM , de novo livro do Comitê Consultivo de Educação, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri).
A Previc também promoverá, em parceria com o Ministério da Previdência Social, o 9; Seminário de Educação Previdenciária, que pretende divulgar as experiências e as melhores práticas para a tomada de decisões conscientes de participantes dos projetos de educação financeira e previdenciária, executados por entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
Caberá à Anbima organizar uma série de palestras para profissionais da área de investimento, abordando temas de planejamento financeiro para clientes, finanças comportamentais, e comunicação para investidores e carreira. A BM também organizará palestras e lançamento de vídeos, enquanto a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) promoverá o seminário de Educação Financeira e Proteção do Consumidor de Seguros.
Até a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) participará com programa online de perguntas e respostas sobre educação financeira, com direito, inclusive, à premiação de um notebook para o participante com melhor desempenho em cada região do país.