Ao longo do passeio na rede, os visitantes vão encontrar Machado de Assis, representado pelo prelo em que ele trabalhou como aprendiz de tipógrafo, em meados de 1850. A figura de dom João IV também estará presente, a partir das chapas originais que deram forma à Planta da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O patrono da imprensa brasileira, Hipólito José da Costa, é mais um que dará o ar da graça. As cinzas do jornalista, que fundou, em Londres, o Correio Braziliense, estão depositadas em um monumento que leva o nome dele ; mais uma parte do acervo. As máquinas de escrever e tantas rotativas também retratam outros públicos e anônimos que fizeram a história da imprensa.
Responsável pelo Museu, o historiador Rubens Cavalcante Junior conta que o sonho de criar o passeio virtual surgiu há 10 anos, mas somente agora ele saiu do papel. ;A nossa ideia é aumentar ainda mais a visitação da nossa página. Mas não só isso, também buscamos o incremento de visitantes no ambiente físico;, mencionou.
Importância
Em vésperas da Copa do Mundo no Brasil, os turistas também são público-alvo do Museu da Imprensa. Parte dos 5 mil visitantes anuais do portal é composta por estrangeiros. ;Somos um dos oito mais importantes museus em termos de tecnologia de imprensa gráfica no mundo. No Brasil, somos o único museu de imprensa. Embora haja o (museu) Hipólito José da Costa, no Rio Grande do Sul, ele não tem maquinário gráfico;, explica Rubens.
A tecnologia aplicada ao novo serviço é um dos diferenciais do Passeio Virtual, como destaca a coordenadora de Relacionamento Externo do Museu da Imprensa, Marlei Vitorino da Silva. ;Já tínhamos o acervo na internet, mas ele não era dinâmico, não tinha movimento. Agora, está bem atrativo, bem curioso. A pessoa vai poder ver todas as peças do museu em 3D;, reforça.