A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira(30/1), as mudanças ministeriais do ano eleitoral. Aloizio Mercadante, que chefia o Ministério da Educação, assumirá a Casa Civil. O atual secretário-executivo do MEC José Henrique Paim Fernandes chefiará a pasta da Educação.
Os ministros Gleisi Hoffman, da Casa Civil, e Alexandre Padilha, da Saúde deixaram os cargos. O médico Arthur Chioro será o novo ministro da Saúde.
O sucessor de Mercadante trabalha no Ministério desde 2004. Ele foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante a gestão de Fernando Haddad. Antes, foi subsecretário da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CNDES/PR), em 2003; secretário estadual de Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul, em 2002; coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, em 2001; também foi secretário municipal de Captação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre, no período de 1995-2000; analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), no período de 1998 a 1994. É professor de economia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), licenciado. Desde 2006, ocupa o cargo de secretário-executivo do Ministério. Aos 47 anos, o economista gaúcho será o terceiro ministro de Educação do governo de Dilma.
A posse dos novos ministros será na segunda-feira, às 11h, no Palácio do Planalto. A transmissão de cargo no MEC ocorrerá na segunda-feira, (3/1), à noite.