Nesta 3; edição, foram quatro meses de atividades, que resultaramemquatro livros produzidos pelos estudantes do Marista e um pelos de Sobradinho (veja Inspiração). Eles participaram de todo o processo, da criação dos textos e de poemas à impressão. Lucca de Almeida, 14 anos, estudante do 8; ano do Marista, foi um dos ilustradores do livro Protagonizando as mudanças. ;Visitamos uma gráfica para aprender como os livros são impressos. Foi muito bom poderver todas aquelas máquinas trabalhando. Eu também já escrevia e, dessa vez, participei da criação dos desenhos e fiz a capa do livro.;
Thiago Veleci, 12 anos, aluno do 7; ano, participou de todas as oficinas do projeto. Para ele, a mais interessante foi a de desenho. ;Eu não sabia desenhar direito e, com as aulas, fui melhorando. Também fiz um poema para o livro da minha série. Foi muito bom participar desse projeto;. Para ele, o incentivo dos professores e o empenho dos alunos foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.
De acordo com a coordenadora pedagógica doMarista, Débora Camargos, o encantamento dos estudantes e professores pelo projeto foi imediato, e logo mostrou resultados. ;Percebemos que os alunos tiraramnotas melhores, liam mais e escreviam melhor. Eles, agora, têm consciência de que podem fazer a diferença e de que alguém zela por eles;, relata.
Para a publicação dos livros, a coordenadora conta que os alunos organizaram eventos e arrecadaram o valor da impressão. ;Eles fizeram rifas e conseguiram apoio dos pais. Não desistiram da publicação, pois queriam ver o resultado dos trabalho sem mão.;
Incentivo
Fazer com que as crianças criem hábitos de leitura está cada vez mais complicado hoje em dia. É o que diz Antônio de Pádua, o dono da Ensinamento Editora e idealizador do Projeto Liga do Livro e da Leitura. Ele acredita que o que falta é estímulo dos pais e das escolas, além de investimentoemcultura. ;Reconheço que hoje em dia é muito complicado fazer com que as crianças se interessem por livros, diante das facilidades da internet, por exemplo. Mas os pais e as escolas têm fundamental importância nesse tipo de incentivo. Foi pensando nisso que criei o projeto. Publicar um livro é como ter um filho e é gratificante ver o envolvimento das crianças;, relata.
A cada edição, a Liga do Livro e da Leitura busca contemplaruma escola particular e, com o apoio dessa instituição, levar o projeto também para uma instituição pública. Para o primeiro semestre de 2014, o colégioMackenzie receberá o projeto e definirá qual escola pública vai ajudar a ministrar as oficinas. As atividades estão previstas começar já nos primeiros dias letivos.