A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a bancada do Nordeste fazem na quarta-feira (4) o seminário com o tema "Toda escola do Semiárido com água, cozinha e banheiro", no auditório Freitas Nobre. A promoção do evento foi pedida pelos deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Zezéu Ribeiro (PT-BA), Pedro Eugênio (PT-PE) e Paulão (PT-AL).
Os parlamentares lembram que ;a região do Semiárido Nordestino compreende 18% do território nacional e com sua extensão de mais de 980 mil km;, ocupa cerca de 60% do território nordestino. Ali vivem mais de 13 milhões de crianças e adolescentes que utilizam suas escolas, das quais aproximadamente 15 mil não contam com abastecimento de água, não têm banheiros ou cozinhas, o que destaca ainda mais as desigualdades em relação às outras regiões do País;.
;Entendendo que este quadro não pode perdurar;, os deputados propuseram o seminário com diversos órgãos públicos e organismos internacionais, para que ;possamos construir propostas de superação desta situação;.
Programação
9 horas
- Pacto do Semiárido e os direitos da criança e do adolescente, com o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.
10h30
- Educação como base para a superação das desigualdades sociais, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante
14 horas
- Água para todos, com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guill
15h30
- Uma política de desenvolvimento para o Semiárido, com a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
16h30
- Toda escola com água no Semiárido ; Uma proposta de política pública, com o deputado Zezéu Ribeiro.