Segundo Alice, a dificuldade com a disciplina se agravou com a redução da carga horária, proposta pelas novas diretrizes curriculares implantadas pelo Ministério da Educação. ;Os professores tiveram dificuldade de selecionar, dentro do extenso conteúdo, quais estruturas deveriam ser priorizadas. Outro problema enfrentado pelo educador é a limitação das aulas práticas, por causa da precariedade das peças anatômicas e da baixa disponibilidade de cadáveres;, conta.
Na avaliação dos professores, diante dessas limitações, cabia a eles buscar meios que aprimorassem o ensino, transformando o conteúdo em algo mais atrativo e agradável. ;É primordial encontrar estratégias pedagógicas que possam romper com a metodologia tradicional e, assim, minimizar as deficiências no ensino da disciplina, reduzindo os índices de reprovação e abandono;, avalia Vanessa.
Ferramenta
Os docentes defendem os recursos informatizados como estímulo ao estudo de maneira mais prática. ;A dificuldade de reposição de peças anatômicas nos laboratórios e o número insuficiente de atlas de anatomia nas bibliotecas tornam necessária a produção de uma ferramenta alternativa de ensino, que facilite a aprendizagem e possibilite o acesso do aluno ao conhecimento dentro e fora do laboratório. O fato de o aluno não poder transportar as peças anatômicas reais para estudo em casa reforça também essa necessidade;, observa Henrique. De acordo com a professora Alice, os atlas convencionais nem sempre refletem os modelos originais que se encontram nas universidades, e muitos alunos sentem dificuldade para identificar as estruturas durante as provas.
As peças que pertencem ao laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFJF) são fotografadas e digitalizadas. Em seguida, as imagens são recortadas e os contornos são definidos. Um grupo de programadores é responsável por configurar o atlas interativo. O aluno pode escolher um entre os 10 sistemas anatômicos e suas subdivisões, como aparelho respiratório, muscular e esquelético. Cada parte da estrutura, além de ser nomeada, é demarcada por alfinetes azuis ou vermelhos. Esses últimos conduzem a informações complementares.
Todas as imagens serão disponibilizadas on-line para o acesso dos estudantes em maio. O objetivo é atender os mais de mil alunos que passam pelo Departamento de Anatomia a cada semestre, além daqueles da rede pública e particular de ensino superior de todo o país, já que o acesso ao portal do atlas será livre.
Estratégia lúdica
Ainda visando promover o aprendizado, a equipe de professores da UFJF adotou uma estratégia lúdica. Desenvolveu o jogo Brincando e aprendendo anatomia, também virtual, em que os alunos precisam ser precisos e rápidos nas respostas. Assim como o atlas, o jogo é dividido em sistemas (esquelético, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino) e regiões (crânio; gradil costa e coluna vertebral; membro superior; membro inferior). Os nomes das estruturas vão aparecer e o jogador deverá clicar na imagem correta. Quanto mais veloz o aluno for nos acertos, maior a pontuação. São várias fases. Cada uma delas é desbloqueada pelo sucesso no nível anterior.
Para incentivar a participação, haverá um ranking dos participantes. O objetivo é que a competitividade estimule o regresso dos alunos ao jogo, que apresenta diferentes graus de dificuldade. Ele é constituído, dentro de cada sistema, de quatro níveis sucessivos de complexidade (identificação de ossos, estruturas ósseas, estruturas relacionadas, casos clínicos) que atenderão os alunos de disciplinas e cursos com diferentes graus de aprofundamento.
Apostamos no jogo como um material didático que simultaneamente facilita a memorização, desperta o interesse e a motivação do aluno pelo conteúdo e, ao mesmo tempo, diverte. Dessa forma, métodos inovadores de ensino que envolvam jogos e testes teóricos e práticos de forma interativa são promissores. Complementam o conteúdo teórico e prático, auxiliam no processo de aprendizagem e permitem uma maior interação entre conhecimento, professor e aluno;, conclui Vanessa.