Jornal Correio Braziliense

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O retorno dos gifs

Os arquivos de imagem em movimento tornam-se mais complexos e voltam a se popularizar na internet

O catarinense Marcelo Cidral se inspirou em páginas estrangeiras para criar um bem-sucedido tumblr: "A minha sacada foi conseguir adaptar a ideia à nossa realidade e cultura"

Em 1987, a CompuServe, primeira gigante dos serviços on-line, criou um tipo de arquivo denominado graphics interchange format (formato de intercâmbio gráfico, em inglês). Popularmente conhecida por gif, a novidade logo virou moda, por incluir, com eficiência, transparências e movimentos nas imagens, permitindo a realização de pequenos filmes digitais. Esses arquivos reinaram soberanos durante boa parte dos anos 1990, até se tornarem símbolo de cafonice e parecerem destinados ao esquecimento. Contudo, com o nascimento do Tumblr, a mais humorística das redes sociais, eles entraram em sua segunda ;era de ouro;, e hoje fazem sucesso ilustrando sentimentos, emoções ou situações do cotidiano em algumas das mais visitadas páginas da web.

Um fator determinante para que os gifs voltassem à moda foi a evolução das máquinas e das conexões digitais. ;Estamos vivendo o segundo reinado dos gifs. Depois de anos nas trevas, eles voltaram repaginados para alegrar a web: mais pesados, complexos, normalmente mostrando cenas de vídeos em loop e montagens nonsense, mas tudo bem simples de fazer;, explica Giovana Penatti, no YouPIX, principal portal brasileiro que ajuda os internautas a pensarem e digerirem o que ocorre no mundo virtual. ;Qualquer um pode fazer gifs bacanas, e eles se tornaram uma forma de expressão na internet;, completa.

A especialista no mundo digital Rosana Hermann acredita que o formato faz sucesso exatamente por remeter a coisas positivas no imaginário popular. ;Os gifs sempre fizeram e sempre farão sucesso porque eles são... animados. O termo animado já nos remete para coisas queridas e cheias de memória afetiva, como desenho animado. São infantis, mágicos e encantadores;, acredita a escritora, que lançou no ano passado o primeiro livro sobre o Twitter no Brasil, Um passarinho me contou (Panda Books).

Nem todos os tipos de gif, contudo, voltaram às graças dos internautas. ;Existem dois tipos básicos: os de imagens fotográficas e os do tipo clipart. Esses últimos são detestáveis. Cafonas, feios, brilham demais, pulam demais, um horror. Pelo menos para quem é adulto;, opina Rosana. ;Claro, tem gente que adora, mas não é esse o gif que ;voltou;. O retorno é daquele que mostra pedaços de vídeos, reações, expressões;, completa a especialista. Apesar da divisão, muitas vezes os gifs do tipo clipart são usados de maneira irônica, como para ilustrar situações nonsense.

Novo patamar
O antigo formato pega carona na modernidade dos smartphones, garante a especialista. ;Acho que duas coisas elevaram o gif animado a um novo patamar. Uma delas é o cinemagraph, que é realmente lindo, porque anima só uma parte da imagem, deixando o resto estático;, avalia, referindo-se ao popular aplicativo que permite ao usuários misturar foto e vídeo. ; A outra é o uso de gifs animados com reações, expressando sentimentos. O sucesso de tumblrs de reações, a exemplo do Como Eu Me Sinto Quando, mostra o quanto o gif está consagrado;, completa.

O site que Rosana cita é um dos principais casos de sucesso dessa nova fase dos gifs. Criado pelo estudante catarinense Marcelo Cidral, a página comoeumesintoquando.tumblr.com usa o formato para ilustrar aquilo que passa pela cabeça de muita gente em diversas situações do cotidiano. ;Quem circula pelo ambiente do tumblr provavelmente já cruzou com posts criando um link entre um gif e uma situação. Já havia espaços dedicados a essa fórmula no exterior. A minha sacada foi conseguir trazer isso para o Brasil, adaptar à nossa realidade e cultura;, acredita Cidral.

Os posts de sua página sempre começam com a frase ;como eu me sinto quando;;, que é seguida por um acontecimento comum a muita gente. Uma modelo engatinhando pela passarela, por exemplo, pode ilustrar o que sentem as mulheres após passarem a noite toda de salto alto. Em outra situação, a imagem de uma celebridade abrindo a boca com cara de espanto pode ilustrar o post ;como eu me sinto quando; um estranho começa a me contar detalhes da vida pessoal dele;. O humor ácido da página caiu no gosto dos internautas. Dois meses depois de ser criada, a iniciativa somava 2,5 milhões de visitas, sendo o terceiro maior tumblr do mundo, segundo dados da empresa Quantcast. ;Até hoje minha ficha não caiu direito, ainda mais pelo fato de o tumblr se manter relevante depois de sete meses;, ressalta Cidral, lembrando que, na rede, ideias vão da glória ao esquecimento em questão de dias.

Para Rosana Hermann, os arquivos sempre farão sucesso: "São infantis, mágicos e encantadores"

Redes sociais
Na era dos memes ; frases, expressões ou imagens que são repetidos e adaptados pelos usuários na internet ;, os gifs encontraram seu lugar de destaque, o que deve garantir um longo período de sucesso. ;O gif é engraçado porque é, ao mesmo tempo, uma foto que se mexe e um vídeo que se repete sem o som. É só aquele pedacinho que vira meme, como o antigo ;dramatic look; do bichinho;, avalia Rosana Hermann, em referência ao popularíssimo vídeo de um roedor que parece olhar assustado para a câmera. ;Por não ter áudio, você presta mais atenção no detalhe engraçado, no erro, na careta, no inesperado.;

Apesar do sucesso em blogs e tumblrs, o formato gera polêmica nas redes sociais. Twitter e Facebook ainda evitam o formato, por acharem que ele poluiria a timeline dos usuários. ;Tem uma coisa ligada ao proibido que também atrai. O Twitter vive numa luta com os usuários. Proíbe, mas alguém vai lá e faz um patch e sobe gif animado no avatar. Agora, o Twitter cortou de vez, mas não vai tirar de quem já tem;, conta Rosana, em referência às artimanhas dos usuários que encontram maneiras de driblar as regras do microblog. ;O Facebook ainda não admite o gif animado, mas já existem aplicativos que dão um bypass e o publicam. O Google Plus, por exemplo, aceita imagens com movimento. Ou seja, o gif animado é uma conquista do usuário;, diz a escritora.

Cenas com atores, de seriados de tevê e de comerciais são usados para fazer conexões engraçadas com situações do cotidiano: site que utiliza a fórmula teve 2,5 milhões de visitas em apenas dois meses

Cinco razões para o sucesso Nostalgia
; Como foram muito utilizados no início da internet para deixar as páginas mais dinâmicas, os gifs trazem um sentimento saudosista aos usuários

Rapidez
; Como o gif exibe uma cena bem curta, ele garante mais rapidez ao usuário. Em vez de precisar assistir a um vídeo inteiro para ver o momento engraçado, pode ir diretamente ao ponto

Repetição
; As cenas dos gifs se repetem eternamente, por isso, os arquivos engraçados criam uma espécie de humor
por repetição

Diversão
; Como são relativamente simples de fazer, eles se encaixam diretamente na cultura pop, podendo destacar cenas de filmes, clipes e outras peças
de sucesso

Beleza
; Ao contrário do que ocorria nos primórdios da internet, quando eles eram ; segundo os padrões atuais ; feios e
malfeitos, os gifs de hoje são bem produzidos

Fonte: YouPIX