Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Paralimpíadas Escolares 2012 começam nesta terça-feira (16)

Fernando Maia/CPB Alan Fonteles ganhou ouro nos 200m nas Paralimpíadas de Londres

Acontece nesta terça-feira (16), às 19h, a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2012, em São Paulo. A competição reunirá 1.201 participantes de 24 estados e do Distrito Federal, disputando 10 modalidades: atletismo, bocha, judô, tênis de mesa, vôlei sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, natação e tênis em cadeira de rodas. O evento é o maior esportivo do mundo para pessoas com deficiência em fase estudantil.

O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 122 atletas e Santa Catarina, com 101. A menor é a do Mato Grosso com apenas dois atletas em um grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano.

A cerimônia de abertura da quarta edição do evento será marcada pela presença dos atletas que integraram o Time Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, entre eles o medalhista de ouro nos 200m rasos, Alan Fonteles.

;Comecei minha carreira esportiva nas Paralimpíadas Escolares, em 2007. Lá viram meu potencial e em 2008 fui convocado para o Mundial Juvenil e para as Paralimpíadas de Pequim. É uma felicidade imensa voltar e poder agora ser exemplo para os novos atletas;, afirma o velocista que será o porta-bandeira do seu estado, o Pará, no desfile das delegações.

A delegação de cada estado terá como porta-bandeira um atleta que disputou os Jogos de Londres, além do bicampeão mundial de canoagem, Fernando Fernandes. Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o desempenho do Brasil nas Paralimpíadas de Londres será inspirador para os novos competidores.

;Tivemos nosso melhor resultado na história dos Jogos Paralímpicos (sétimo lugar no quadro geral de medalhas) e tenho certeza de que nossos jovens atletas estarão ainda mais motivados. Preparamos uma grande festa do esporte;, afirmou.

Animada pela Banda América, formada por músicos com deficiência visual, a festa de abertura terá como mestre de cerimônias a cantora e apresentadora de TV Kelly Key e será encerrada pelo show do grupo Fresno.

Competições

As provas serão realizadas entre os dias 17 a 19 de outubro, em três locais da cidade de São Paulo. O atletismo terá como sede o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.

O Parque Anhembi receberá os atletas da bocha, judô, tênis de mesa e vôlei sentado. As disputas do futebol de 5, futebol de 7, goalball, natação e tênis em cadeira de rodas acontecerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Bairro do Canindé. A classificação funcional será no dia 15 e a abertura oficial, no dia 16.

Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a lista de estados e de porta-bandeira de cada delegação:

Acre (56 atletas) ; Thierb Siqueira (Atletismo)

Alagoas (28 atletas) ; Yohansson do Nascimento (Atletismo)

Amapá (26 atletas) ; Antônio Tenório (Judô)

Amazonas (16 atletas) ; Bruno Neves (Vela)

Bahia (sete atletas) ; Carlos Farrenberg (Natação)

Ceará (33 atletas) ; Carlos Antônio dos Santos (atleta-guia)

Distrito Federal (77 atletas) ; Shirlene Coelho (Atletismo)

Espírito Santo (42 atletas) ; Daniel Mendes (Atletismo)

Goiás (44 atletas) ; Renato Leite (Vôlei Sentado)

Maranhão (22 atletas) ; Cláudia Cícero dos Santos (Remo)

Mato Grosso (dois atletas) ; Daniele Bernardes (Judô)

Mato Grosso do Sul (72 atletas) ; Dirceu Pinto (Bocha)

Minas Gerais (97 atletas) ; Terezinha Guilhermina (Atletismo)

Pará (80 atletas) ; Alan Fonteles (Atletismo)

Paraíba (29 atletas) ; Elaine Cunha (Vela)

Paraná (63 atletas) ; Eliseu dos Santos (Bocha)

Pernambuco (21 atletas) ; Fernando Fernandes (Canoagem)

Piauí (oito atletas) ; Guilherme Santana (atleta-guia)

Rio de Janeiro (121 atletas) ; Andre Brasil (Natação)

Rio Grande do Norte (23 atletas) ; Leonardo Lopes (atleta-guia)

Rondônia (31 atletas) ; Samuel Nascimento (atleta-guia)

Rio Grande do Sul (39 atletas) ; Lúcia Teixeira (Judô)

Santa Catarina (104 atletas) ; Bruna Alexandre (Tênis de Mesa)

Sergipe (24 atletas) ; Soelito Gohr (Ciclismo)

São Paulo (135 atletas) ; Daniel Dias (Natação)