Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Brasileiros ganham cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Equipe recebeu três medalhas de prata e duas de bronze na competição realizada na África do Sul

O Brasil encerrou sua participação na 55; Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) no 34; lugar entre os 109 países participantes, totalizando 122 pontos. A equipe da China liderou o ranking, com 201 pontos, seguido por Estados Unidos, com 193 pontos, e Taiwan, com 192.

Os estudantes Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe brasileira, garantindo as medalhas de prata, enquanto Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, voltaram ao país com as medalhas de bronze. Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro, recebeu uma menção honrosa.

As provas ocorreram nos dias 8 e 9 de julho, na University of Cape Town. Os estudantes tiveram 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, inéditos, com valor de sete pontos cada, que somados dão a pontuação final para a obtenção de medalhas. Os problemas da prova, resolvidos individualmente, foram selecionados a partir de diferentes áreas da matemática do ensino médio como álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

Histórico
As equipes brasileiras de matemática olímpica já deram muitas conquistas para o país desde 1979, ano em que o país participou pela primeira vez. O Brasil tem hoje um total de 110 medalhas, sendo 9 de ouro, 33 de prata e 68 de bronze, o que o torna o país latino-americano com o melhor resultado na história da competição. A escolha dos estudantes que representam o Brasil na IMO 2014 foi feita a partir dos vencedores da 35; Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).