Quatro meses após anunciar sua parceria com Harvard Business Publishing para cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro, a Estácio amplia o projeto para suas unidades em 20 estados e no Distrito Federal. Oito cursos de MBAs da Estácio terão estudos de caso da instituição americana, sendo quatro nas modalidades presencial e a distância e quatro apenas na modalidade a distância.
Os quatro cursos disponíveis presencialmente e a distância são: MBA em marketing; MBA em gestão de projetos; MBA em gestão empresarial e MBA em gestão estratégica de pessoas. E os cursos oferecidos apenas a distância são: direito e processo do trabalho e direito previdenciário; direito público: constitucional e administrativo; MBA em gestão de saúde e administração hospitalar e docência e gestão do ensino superior.
A expectativa é que ao longo de cada MBA, com 18 meses de duração, o aluno tenha contato com pelo menos 72 cases diferentes de Harvard nas diversas disciplinas do curso. Os alunos receberão os cases já traduzidos para o português, que são selecionados pelos coordenadores nacionais dos cursos de pós-graduação da Estácio e inseridos em cada aula como um dos principais elementos de aprendizado de cada disciplina. Este método de ensino permite que os alunos aprendam a analisar dados, priorizar objetivos, persuadir os outros e tomar decisões difíceis através das experiências e circunstâncias apresentadas nas leituras dos casos.
"Este novo modelo de pós-graduação que estamos adotando reflete a mudança de conceito: cada vez mais o aluno está no centro da aprendizagem, e não como mero receptor da informação passada pelo professor. Temos a possibilidade de incentivá-lo ativamente a utilizar a realidade acadêmica para aplicação no universo profissional", explica Rogério Melzi, presidente da Estácio.