A Universidade de Brasília (UnB) está apurando mais 100 denúncias de alunos que podem ter fraudado o sistema de cotas para entrar na instituição. A informação foi confirmada pela UnB. Na última terça-feira (14/7), a instituição informou que expulsou 15 estudantes após constatar que houve fraude na forma de ingresso.
Esta foi a primeira vez que a UnB desligou estudantes por fraude no sistema e ocorre na mesma semana em que a Universidade de São Paulo (USP) também tomou a decisão inédita de expulsar um estudante pelo mesmo motivo. De acordo com a UnB, a decisão foi tomada em âmbito administrativo e os alunos ainda podem acionar o Conselho Universitário, colegiado máximo da instituição.
Saiba Mais
Pioneira
A Universidade de Brasília foi a primeira do Brasil a aderir ao sistema de cotas. No segundo semestre de 2004, pela primeira vez, cerca de 450 alunos tiveram direito a 5% do total de vagas. Os efeitos já foram sentidos em 2017, quando o número de ingressantes que se autodeclaravam negros atingiu os 33,53%, segundo levantamento do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).
Todas as instituições de ensino superior federais passaram a ser obrigadas a ter reserva de pelo menos 50% das vagas somente em 2012, por meio da Lei de Cotas. Com a legislação, o direito passou a ser estendido também para estudantes de baixa renda, mesmo que brancos.