Ensino_EnsinoSuperior

Segunda fase do Exame de Ordem pode ser adiada pela terceira vez

Prova estava marcada para 28 de junho; presidente da OAB afirmou, em live, que o certame só será aplicado se houver garantia da segurança dos candidatos

Em live no Instagram da União Nacional dos Estudantes (UNE), na tarde desta quarta-feira (13), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou que a prova da segunda fase do XXXI Exame de Ordem pode ser adiada pela terceira vez em razão da pandemia de coronavírus. A aplicação do certame estava marcada para 28 de junho. De acordo com o presidente da OAB, a entidade está avaliando a situação e, caso o exame seja adiado, os candidatos saberão com antecedência.

 

“Nós só vamos aplicar a prova em 168 locais do Brasil se tivermos segurança da saúde das pessoas”, disse. “Não se preocupem com isso agora. Sei que o momento é dramático. Todos nós estamos rediscutindo nossas vidas. É um momento de humanismo, reflexão, de pensar no futuro”, acrescentou. Santa Cruz afirmou, ainda, que cancelará a prova “quantas vezes forem necessárias”.

 

O presidente da Ordem informou também que a OAB está procurando saídas que foram adotadas no exterior, como prova a distância. “Não é simples. Nós vamos achar uma solução, mas sabendo, com humildade, da impotência de todos nós”, explicou. “(O coronavírus) é uma doença violentíssima que esses irresponsáveis (do governo Federal) chamaram de gripe sem saber.”

 

Inicialmente, a aplicação da prova da segunda fase do Exame da Ordem estava marcada para 5 de abril. Porém, em virtude das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço do coronavírus, foi adiada para 31 de maio e, posteriormente, para 28 de junho.