Um ranking elaborado pelo instituto internacional de pesquisa Times Higher Education (THE) mostra as universidades que estão mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil teve 28 universidades listadas no ranking. A que obteve melhor resultado foi a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em 14º lugar
No topo da lista, está a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Ela obteve resultados de excelência em saúde e bem-estar (ODS 3), vida terrestre (ODS 15) e vida na água (ODS 14). A Universidade de Sidney, na Austrália, ficou em segunda posição.
Em seguida, vêm, respectivamente, a Universidade Western Sydney (Austrália), Universidade La Trobe (Austrália); Universidade do Estado do Arizona (Estados Unidos); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade British Columbia (Canadá), Universidade de Manchester (Reino Unido); King’s College London (Reino Unido) e a Universidade RMIT (Austrália).
O Japão lidera o ranking com 63 instituições, seguido pela Rússia, com 47, e Turquia, com 37.
De acordo com o Times Higher Education, o objetivo do estudo, que está na segunda edição, é documentar o impacto das universidades na sociedade, expandindo os critérios dos rankings tradicionais, focados em estrutura de ensino, qualificação do corpo docente, acesso a laboratórios e outros aspectos do funcionamento das instituições.
Confira o ranking completo aqui
Brasil no ranking
A USP, universidade brasileira com melhor desempenho na pesquisa, se destacou nos ODS 1 (erradicação da pobreza), 7 (energia limpa e acessível), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação).
Para visualizar todas as instituições brasileiras, clique aqui.
Em seguida, vem a Universidade Estadual de Londrina (UEL), na 91ª posição mundial. Ela obteve bons resultados nos ODS 7 (energia limpa e renovável), 4 (educação de qualidade, 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 17 (parcerias e meios de implementação).
Nenhuma instituição de ensino superir do DF foi citada no ranking. Veja a lista completa das universidades brasileiras, de acordo com a classificação:
O exemplo da Nova Zelândia
Todas as universidades da Nova Zelândia estão classificadas entre as melhores do mundo, de acordo com os índices internacionais QS World University Rankings e Times Higher Education. Vale ressaltar que a Nova Zelândia é uma das nações que melhor educa para o futuro – o país ocupa a terceira posição (é primeiro entre os países de língua inglesa) do ranking mundial elaborado pela The Economist Intelligence Unit.