Aulas, seminários, projetos e pesquisa. Aos poucos, a rotina de atividades dos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) recomeça. Os 38.654 alunos da instituição retomaram às aulas nesta segunda-feira (9/3), em um semestre previsto para terminar em 6 de julho. Desses, quase 5,6 mil estrearam em seus cursos. E, para recepcionar os calouros, a instituição prepara uma semana de atividades em que a comunidade também pode participar: o #InspiraUnB.
Ana Beatriz Carasek, 17 anos, se mudou de Goiânia para cursar ciências sociais em Brasília. A estudante está com altas expectativas para o primeiro período de faculdade. “Estou muito empolgada, com um pouco de medo, mas muito feliz”, comenta. A caloura chegou ao câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, com horas de antecedência para, segundo ela, se habituar e conferir os locais das aulas. “Ainda não conheço ninguém. Espero encontrar os outros alunos”, disse.
Já a expectativa do estudante do 7º semestre de engenharia elétrica Jônatas Teles, 22, é não deixar o conteúdo das disciplinas acumulam com o passar dos meses. Ele vai cursar seis matérias e espera se sair bem para compensar o desempenho em algumas disciplinas em que não passou de primeira. “Dessa vez, quero estudar mesmo. Deixar a televisão e seriados de lado e focar nos estudos. Espero que tudo saia conforme os planos que fiz”, afirma. “Se der certo de fazer algum estágio, vou me adequar entre as matérias, para aliar ao semestre”, completa.
Ao longo da primeira semana de aula, várias ações estão previstas para o acolhimento da comunidade acadêmica, principalmente as voltadas para os calouros. A partir das 9h30 desta terça-feira (10/3), o ambientalista e líder indígena Ailton Krenak fará palestra de abertura do semestre letivo no Centro Comunitário Athos Bulcão, no câmpus da Asa Norte.
Nesta quarta-feira (11/3) será a vez do neurocientista Sidarta Ribeiro participar das boas-vindas. A partir das 18h30, o pesquisador, que iniciou a trajetória na UnB, fará uma exposição no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC) Sul, também no câmpus Darcy Ribeiro. Além das apresentações, conversas para explicar como funciona o sistema universitário ocorrerão em todos os câmpus. A universidade também continuará com o projeto da Central de Acolhimento do Estudante, em que funcionários encaminham alunos para receberem atendimento a diferentes demandas, inclusive para amparo psicológico.
Em três anos de estudos na UnB, Ean Max, que cursa ciências sociais, compartilha que o serviço de apoio da instituição tem ganhado mais espaço: “A universidade está bem melhor em relação ao acolhimento. Antes, todos tinham uma postura de que, ao entrar na faculdade, as pessoas precisavam se virar e lidar com todas as responsabilidades. Espero que continue assim, tendo uma universidade mais unida e social, que atenda as pessoas”.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Programação
#InspiraUnB
Convidado: Ailton Krenak
Data: Nesta terça-feira (10/3), às 9h30
Local: Centro Comunitário Athos Bulcão, Asa Norte
Convidado: Sidarta Ribeiro
Data: Nesta quarta-feira (11/3), às 18h30
Local: Anfiteatro 9, ICC Sul, câmpus Darcy Ribeiro
Oficinas Calo(u)rosas
Data: de 9 a 13 de março
Local: câmpus Darcy Ribeiro e Planaltina
Afro-recepção
Data: 12 de março, das 14h às 20h,
Local: Centro de Convivência Negra, câmpus Darcy Ribeiro