A Universidade de Brasília iniciou, neta segunda-feira (9), o ano letivo. Para receber os 5.600 novos alunos, a instituição investiu na melhoria da infraestrutura e preparou uma programação especial. O #InspiraUnB, atividade que inaugura o semestre da graduação, convidou o líder indígena Ailton Krenak e o neurocientista Sidarta Ribeiro, para inspirar os estudantes na volta às aulas.
Saiba Mais
Nesta terça-feira (10), às 9h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão, o convidado é o líder indígena Ailton Krenak. O ambientalista fez história por seu discurso na Assembleia Nacional Constituinte de 1987, em protesto contra possíveis retrocessos às causas indígenas no Brasil, subiu ao plenário da Câmara Federal e pintou o rosto com tinta de jenipapo, utilizada por seu povo em momentos de luto.
O gestor influenciou a inclusão de capítulos na Constituição de 1988 sobre a proteção dos direitos dos povos originários. Durante a passagem pela UnB, ele irá receber uma homenagem, no auditório do Departamento de Música.
Na quarta-feira (11), às 18h30, no anfiteatro 9 do ICC Sul, o neurocientista Sidarta Ribeiro compartilha experiências e conhecimentos com o público. Na ocaisão, ele deve fazer um apelo pela valorização da ciência. As solenidades serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da UnBTV.
Melhorias na infraestrutura
Prestes a completar 60 anos, o câmpus Darcy Ribeiro ostenta estruturas originais. Por isso, manutenções são necessárias para a segurança e bem-estar dos alunos. Passando por contenção de gastos, a universidade direcionou verba para ações na parte hidráulica, elétrica e no paisagismo.
Para evitar o desperdício de água, por exemplo, e controlar danos nas tubulações, foram instaladas válvulas de redução de pressão no ICC, maior prédio no câmpus. Além disso, foram feitas dedetização e mapeamento de possíveis focos de dengue, buscando minimizar os riscos à saúde da comunidade acadêmica.
A Biblioteca Central (BCE) ampliou o número de tomadas e trocou cerca de mil lâmpadas. Após levantamento sobre a iluminação pública, a PRC deu início ao processo de troca de lâmpadas a vapor por modelos em LED em todos os câmpus. “Quando trocamos essas lâmpadas, melhoramos a iluminação e progredimos para aprimorar a sensação de segurança da comunidade como um todo”, afirma Valdeci Reis, prefeito do câmpus.
A Prefeitura também está trabalhando para expandir a quantidade de câmeras pelos câmpus e atualizar modelos ultrapassados. As unidades acadêmicas poderão requisitar câmeras para melhorar seus sistemas internos de segurança e aumentar a tranquilidade desses espaços acadêmicos.
O prefeito Valdeci Reis afirma que foram realizadas reformas em banheiros, retiradas de pichações, melhorias em áreas de convivência, instalações de ar-condicionado e revestimento em paredes para melhorar a climatização, entre outras ações. “Imagino que, quando o estudante vir a Universidade limpa e bem cuidada, isso deva aumentar seu senso de pertencimento”, opina o gestor.
*Fonte: Secom/UnB
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá