Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Bolsas do CNPq serão pagas em outubro, diz ministro no Twitter

Futuros pagamentos ainda dependerão de liberação do Ministério da Economia, mas Marcos Pontes tranquilizou bolsistas, ao dizer que "tudo vai dar certo"

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, divulgou no Twitter que as bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) serão pagas em outubro. O ministro se refere a benefícios de estudantes, professores e pesquisadores.
Ainda este mês, o astronauta anunciou um remanejamento de verbas do CNPq para viabilizar o pagamento. No entanto, isso ainda exigia autorização do Ministério da Economia. Segundo Pontes, a pasta aprovou o repasse na última sexta-feira (27).
Ainda em vídeo no Twitter, Marcos Pontes informou que essa autorização foi pontual, ou seja, para os demais pagamentos, será necessário obter novas autorizações do Ministério da Economia. ;Mas tudo vai dar certo e a Economia vai nos ajudar;, afirmou no vídeo.

Histórico da falta de verba

O CNPq usou toda a verba prevista para a instituição em agosto. Desde então, o MCTIC, pesquisadores e outras entidades vêm pedindo ajuda do governo para assegurar as bolsas.
No início do mês, o secretário-executivo da pasta, Júlio Semeguini, disse em audiência no Congresso que não havia garantia de complementação do orçamento do Conselho até o fim do ano. Também em setembro, o governo anunciou um remanejamento de recursos para possibilidade o pagamento de um mês, no valor de R$ 82 milhões.
Confira na íntegra vídeo do ministro Marcos Pontes no Twitter:
[VIDEO1]