O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, divulgou no Twitter que as bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) serão pagas em outubro. O ministro se refere a benefícios de estudantes, professores e pesquisadores.
Ainda este mês, o astronauta anunciou um remanejamento de verbas do CNPq para viabilizar o pagamento. No entanto, isso ainda exigia autorização do Ministério da Economia. Segundo Pontes, a pasta aprovou o repasse na última sexta-feira (27).
Ainda em vídeo no Twitter, Marcos Pontes informou que essa autorização foi pontual, ou seja, para os demais pagamentos, será necessário obter novas autorizações do Ministério da Economia. ;Mas tudo vai dar certo e a Economia vai nos ajudar;, afirmou no vídeo.
Histórico da falta de verba
O CNPq usou toda a verba prevista para a instituição em agosto. Desde então, o MCTIC, pesquisadores e outras entidades vêm pedindo ajuda do governo para assegurar as bolsas.
No início do mês, o secretário-executivo da pasta, Júlio Semeguini, disse em audiência no Congresso que não havia garantia de complementação do orçamento do Conselho até o fim do ano. Também em setembro, o governo anunciou um remanejamento de recursos para possibilidade o pagamento de um mês, no valor de R$ 82 milhões.
Confira na íntegra vídeo do ministro Marcos Pontes no Twitter:
[VIDEO1]