O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pretende aderir ao Future-se, programa de financiamento para as universidades e institutos de ensino federais lançado em julho. A intenção foi anunciada pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o reitor do ITA, Cláudio Jorge Pinto.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comemorou o posicionamento da instituição. ;Junto à Embraer, o ITA é responsável por colocar o Brasil no cenário global aeroespacial. Sem dúvida, ter o ITA junto ao Future-se é um marco para nós.;
Cláudio Jorge Pinto vê no programa a possibilidade de ampliar os recursos para os trabalhos, pesquisas e infraestrutura do ITA. ;Vai facilitar e vai viabilizar uma série de intenções que pessoas e empresas têm, de colaborar com o ITA, e de ter seu nome associado à instituição;, disse.
Criado em 1950, o instituto fica em São José dos Campos (SP) e é vinculado à Defesa.
Captação de recursos
O Future-se tem por objetivo dar maior autonomia a universidades e institutos federais por meio do fomento da captação de recursos próprios, do empreendedorismo e inovação. O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa em 17 de julho. O projeto está em consulta pública para receber sugestões da população até quinta-feira, 29.