A EcoHabitare Projetos, uma empresa social que adota novo paradigma para o modelo educacional, oferece formação para professores que pretendem atuar na Rede de Comunidades de Aprendizagem do DF. O curso será ministrada pelos professores José Pacheco e Cláudia Passos, da Ecohabitare em parceria com educadores do Núcleo de Transformação da CAP (Comunidade de Aprendizagem do Paranoá), inaugurada em abril de 2018. Nesse curso de formação será co-criada o novo paradigma da educação. O curso de formação é gratuito e as inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (25) no site. O número de vagas é ilimitado!
A EcoHabitare tem como missão contribuir para a construção de um mundo sustentável, equitativo e pacífico, adotando como principal caminho uma educação em que todos possam ser protagonistas da construção do conhecimento e agentes de transformação. Integra nas suas práticas uma abordagem holística e transdisciplinar, experiências práticas e ferramentas inovadoras, desenvolvidas e testadas em comunidades que buscam a prática de uma vida sustentável.
Programação
O primeiro percurso de aprendizagem terá um total de cinco horas de atividade presencial, de 11 horas de encontros virtuais e um número indeterminado de horas de auto formação.
Encontros virtuais:
Agosto ; dias 7, 21, 28; setembro ; dias 4, 11, 18.
Encontros presenciais:
1; Encontro presencial - 28/07 das 09 às 12h30 (Local: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - SHJB Qd.01 Lt. A Sala. 4 - Jardim Botânico 3 (Fundos da Paróquia Santa Clara e São Francisco);
2; encontro presencial (e virtual) - 25 de setembro (na CAP - Paranoá Parque);
3; Encontro presencial (e virtual) - 09 de outubro (na CPS - Mangueiral);
4; encontro presencial ( e virtual) - 16 de outubro (115 Norte);
5; encontro presencial (e virtual) - (data e local a designar).
A partir de novembro, será disponibilizada uma hora semanal, para acompanhamento virtual e presencial de avaliação.
Rede de Comunidades de Aprendizagem do DF
Nessas escolas, as crianças não são separadas por turmas de acordo com a idade, alunos mais novos e mais velhos vão conviver e aprender juntos. O prédio não tem salas separadas por paredes, mas ambientes de aprendizagem. Quem escolhe o que vai ser ensinado não são os professores, são as próprias crianças, por meio de projetos com assuntos de interesse delas.
Sobre a CAP
A CAP é um processo de constituição de uma comunidade de aprendizagem. Tem como espaço de referência um edifício totalmente adaptado a sua proposta pedagógica, chamado de Ágora. Seu design propicia as interações necessárias para a construção de conhecimento, partilha a celebração de toda a comunidade. Não é uma escola nos moldes tradicionais, é um nodo de uma rede de aprendizagem e de produção de conhecimento posto ao serviço da comunidade.