, de 21 de julho, o programa nacional Mulheres Mil é fruto de um projeto piloto realizado por meio de uma cooperação internacional entre o Brasil e o Canadá desde 2008. Seu objetivo é promover a formação profissional e tecnológica articulada à elevação de escolaridade de mulheres entre 17 e 70 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Um dos criadores do projeto no Brasil, o professor do IFRN Sérgio França destaca que o Mulheres Mil tem uma metodologia própria, muito complexa, ;porque ele tem a sensibilidade de perceber verdadeiramente o que essas mulheres desejam, sonham e querem realizar;. Além disso, o programa enfrenta, na visão dele, um contexto difícil de alcançar. ;Ele tem algo especial, que é fazer com que quem não existia, quem não era, comece a ser, comece a pensar ;eu sou alguém;, ;eu estou sendo vista, ouvida;. O programa vai aonde ninguém chega;.
Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, tem como principais diretrizes: possibilitar o acesso à educação; contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres; promover a inclusão social; defender a igualdade de gênero; e combater a violência contra a mulher.
Portal MEC