Professores de 24 institutos federais de educação, ciência e tecnologia participarão de três meses de capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas. O resultado da Chamada Pública realizada pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi divulgado nesta segunda-feira, 29, e já está disponível para consulta. No total, 48 professores foram selecionados na iniciativa que faz parte do programa Professores para o Futuro.
De acordo com o cronograma da chamada pública, as atividades têm previsão de início no mês de abril. Na Finlândia, a terceira turma de professores brasileiros do programa será dividida em turmas entre as universidades H;me University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk).
Para participar da seleção, os professores apresentaram proposta de trabalho com foco no desenvolvimento do ensino profissional e tecnológico a ser desenvolvido no retorno ao Brasil, em atividades a serem realizadas nos institutos federais, com estudantes de cursos técnicos.
Marcelo Feres, titular da Setec, destaca que o programa tem gerado resultados positivos e que está consolidado. ;A Finlândia possui um sistema de educação profissional de referência, por isso nosso interesse. No aspecto pedagógico, nossos professores terão experiências como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos. São soluções pedagógicas inovadoras, que vão qualificar a atuação dos professores na EPT. Isso contribui para a qualidade dos cursos e faz com que os estudantes tenham uma formação ainda mais voltada para os desafios de suas ocupações;, observa.
da seleção na página do CNPq