Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoProfissional

Ministro destaca educação tecnológica como política central


São Paulo ; ;A educação profissional e tecnológica é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade da economia nacional;, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao participar, na noite de terça-feira, 11, da abertura oficial da WorldSkills 2015, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Considerada a maior competição de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills contou, na cerimônia de abertura, com desfile das delegações, festa das torcidas e um espetáculo de dança com mais de 400 bailarinos. Os 1,2 mil competidores, os melhores estudantes técnicos no mundo, prestaram o juramento de lealdade às regras e à ética e de sempre respeitar os adversários.

Em seu pronunciamento, Janine Ribeiro pediu aos participantes que, durante a competição, se lembrem de seus heróis. ;Seus heróis são seus pais, professores e todos que contribuíram para que vocês estejam aqui;, afirmou. ;O sentimento de gratidão deve vir junto com o desejo de superação, de ultrapassar nossos próprios limites, e antes do desejo de vencer o outro.;

O ministro destacou o surgimento da educação profissional no Brasil, em 1909, com a oferta de ensino primário e gratuito. Ele ressaltou a evolução da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao longo dos anos, com destaque para os avanços da última década. ;A rede de educação profissional brasileira sempre se adaptou às necessidades da sociedade;, disse. ;Essa rede tem um marco histórico no ano de 2008, com a criação dos institutos federais, e vivenciou na última década um expressivo investimento na expansão das unidades físicas e na ampliação das vagas para qualificação profissional.;

Qualificação ; Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga Andrade, a WorldSkills tem o potencial de pautar a agenda da educação profissional e trará resultados positivos para os países envolvidos. ;A qualificação profissional é a grande esteira para que jovens e trabalhadores vislumbrem o acesso a empregos de qualidade e melhores salários;, salientou. ;São esses jovens que têm a oportunidade de construir, no presente, o futuro do país.;

Abertura ; O espetáculo de abertura da WorldSkills, O Mundo Escolheu o Brasil, contou, por meio de performances e efeitos de imagens, som e luz, a influência dos cinco continentes na indústria brasileira. Mostrou, ainda, as 50 ocupações que entrarão em disputa a partir desta quarta-feira, 12.

Outro destaque da noite foi a representação da cultura brasileira, paisagens e recursos naturais das cinco regiões do país, resultado da contribuição dos imigrantes de todas as partes do mundo. O Brasil sempre os recebeu e continua recebendo-os, de braços abertos.

As competições seguirão até sábado, 15, no Anhembi Parque. Durante o evento, os visitantes podem acompanhar as provas e participar de atividades, como jogos e interação digital, para conhecer melhor as profissões técnicas. A entrada é gratuita.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

Leia também:


;
;