De acordo com Costa, o Amazonas é uma região rica e complexa, e os gestores do Ifam têm colaborado para o avanço e o crescimento da educação profissional e tecnológica na região. ;O instituto tem um compromisso com o ensino técnico e com a formação de professores em todo o estado, atuando em 15 campi;, disse.
Antônio Venâncio Castelo Branco é graduado em engenharia civil e mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Pela rede federal, licenciou-se na área de construção civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) e é pós-graduado em instalações prediais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Atualmente, é doutorando da Universidad de la Empresa (UDE), em Montevidéu, no Uruguai.
O reitor foi gerente educacional na Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), diretor de ensino e vice-diretor geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), pró-reitor de ensino e de desenvolvimento institucional, além de ter ocupado por nove meses o cargo de reitor substituto, até sua nomeação em março de 2015.