O Brasil vive uma revolução silenciosa na educação, especialmente no ensino técnico. Foi o que afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), ao destacar os avanços da educação técnico-profissional durante os governos do Partido dos Trabalhadores.
Ele disse que até 2003 o país contava com apenas 100 escolas técnicas, mas hoje esse número subiu para 400. Além disso, um convênio do governo com o Sistema S já garantiu mais de 350 mil matrículas gratuitas nos cursos do Senai e do Senac.
Paulo Paim lembrou ainda que projeto de sua autoria cria um fundo para garantir mais dinheiro para o ensino técnico. A proposta, de 2003, aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
- O Fundep é uma proposta ousada que, para mim, veio a ser contemplada pelo próprio Pronatec, repito aqui, cuja intenção é aumentar ainda mais o número de matrículas em cursos profissionais de nível médio, expandir significativamente os cursos de menor duração destinados à formação continuada dos trabalhadores. Fizemos muito, mas há muito ainda por fazer - disse o senador.
Paulo Paim também reforçou seu apoio ao movimento pela implantação da Universidade Federal dos Vales, no Rio Grande do Sul, que está coletando assinaturas ao abaixo-assinado pela criação da Univales. A região tem mais de um milhão de habitantes, que ainda não contam com uma instituição de ensino superior pública, reclamou o senador.