O deputado federal Bacelar (Podemos/BA), presidente da Comissão Especial do Fundeb (Fundo de Financiamento da Educação Básica), denuncia suposta intenção do governo federal de tirar recursos do fundo para usar no Renda Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família.
Assim, o governo federal, na visão de Bacelar, ganharia popularidade usando o dinheiro da educação. O parlamentar observa que esta não é a primeira vez que tentam usar recursos da educação para outras finalidades.
No entanto, no momento, isso pode ser ainda mais grave, pois é quando o setor e os estudantes mais precisam de investimentos, defende Bacelar. A transferência de recursos precisaria ser aprovada pelo Congresso Nacional, e Bacelar garante resistência no parlamento.
O Fundeb termina em dezembro de 2020 e, para que não prejudique a educação, precisa ser aprovado um novo. A expectativa é de que entre na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana.
Relatório elaborado pela deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) torna o fundo permanente e aumenta a participação da União para 20%, que atualmente é de 10%.
Contatado pela equipe do Eu, Estudante, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia não se manifestou sobre a intenção de usar recursos do Fundeb no Renda Brasil até a finalização desta publicação.