Ensino_EducacaoBasica

Universidade alemã desmente pós-doutorado de Decotelli

Em nota, a Universidade de Wuppertal afirmou que o novo ministro da Educação conduziu pesquisas no local, mas não terminou nenhuma formação

Ao contrário do que consta no currículo do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli,  disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ele não recebeu certificado de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
 
 
 
Em nota enviada ao Correio , nesta segunda-feira (29), a instituição informou que Decotelli conduziu pesquisas na universidade por três meses, em 2016, mas que não concluiu nenhum programa de pós-doutorado. “Ele não obteve nenhum título em nossa universidade. A Universidade de Wuppertal não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil.”

Na última sexta-feira (26), o ministro teve o doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, desmentido pelo reitor da instituição, Franco Bartolacci. "Precisamos esclarecer que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve na @unroficial o doutorado mencionado nesta comunicação", escreveu o reitor no Twitter.

Há também suspeita de que o ministro teria copiado trechos de outras dissertações e textos acadêmicos na introdução de sua dissertação de mestrado, apresentada em 2008 para a FGV Rio de Janeiro. A instituição informou que vai apurar a suspeita de plágio.

Por causa das fraudes no currículo, o presidente Jair Bolsonaro adiou a posse de Decotelli, que ocorreria nesta terça-feira (30/6). De acordo com o Palácio do Planalto, no entanto, ainda não havia data prevista.