Estudar sem sair de casa é a nova proposta do Ministério da Educação (MEC). Em conjunto com instituições públicas de ensino do país, o órgão oferta 31,7 mil vagas em cursos de ensino a distância (EaD) de qualificação profissional e técnicos. De imediato, estão liberadas 14 mil vagas. O restante poderá ser acessado nas próximas semanas.
O projeto faz parte do programa Novos Caminhos, lançado no ano passado. Até 2021, serão 78 mil vagas de diferentes cursos que estimulam o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país.
Todas as oportunidades estão reunidas no portal no programa. Para se inscrever, basta acessá-lo, indicar o estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade. As instituições cadastradas e os cursos disponíveis aparecem na tela em seguida.
A carga horária média para os cursos técnicos é de 800 horas. As aulas são voltadas para as áreas de administração, logística e meio ambiente, por exemplo.
Já os cursos de qualificação, como programação e ferramentas de gestão, tem duração de 160 horas. O sistema também apresenta os sites das instituições que vão ofertar os cursos, além de informações como período de matrículas, cronograma, entre outros.
Diante a pandemia no novo coronavírus, o ensino remoto é fundamental para o estudante tenha a opção de estudar em casa e garantir um certificado para a carreira.