Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 21:27
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), instituições de ensino de 17 estados e do Distrito Federal suspenderam das atividades letivas em função do esforço para prevenir o avanço do coronavírus (COVID-19) no país, embora o Ministério da Educação (MEC) ainda não tenha recomendado oficialmente a suspensão das atividades.
Até segunda-feira (16), diversas instituições de educação superior particulares de 15 estados e do Distrito Federal (BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, PE, PI, RJ, RS, RO, SC, SP e TO) já haviam anunciado a suspensão das aulas por até 30 dias.
No âmbito das unidades públicas, instituições de 18 estados e no Distrito Federal também anunciaram a suspensão das aulas.
Enquanto perdurar a suspensão das aulas, o Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda que sejam utilizados recursos tecnológicos para que a continuidade das atividades letivas não seja prejudicada diante de uma possível orientação futura dos governos federal, estadual ou municipal de suspensão das aulas. O objetivo é reduzir o impacto no calendário anual.
Para as instituições de educação superior que já atuam com educação a distância (EAD), a Abmes indica que seja reforçada a capacidade de seus servidores e links para absorverem provisoriamente as atividades presenciais da instituição.
Já aquelas que ainda não atuam com a modalidade, é sugerido que preparem preventivamente seu ambiente tecnológico, com suporte pedagógico digital.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.