Com o propósito de levar educação gratuita e de qualidade para qualquer pessoa e em qualquer lugar, a Khan Academy, organização sem fins lucrativos, começa o ano trazendo novidades para valorizar a educação por meio de seus conteúdos e ferramentas tecnológicas. Com as disciplinas de matemática e ciências alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Khan também lança um novo curso de língua portuguesa.
Para o período de volta às aulas em 2020, o curso de língua portuguesa contará com vídeos e exercícios que ajudam a desenvolver habilidades de leitura e ampliar o domínio da língua. Ele será atualizado durante o ano com conteúdos para alunos do 3º até o 9º ano, e o acesso estará aberto durante todo o período letivo.
O objetivo da Khan Academy é ser um suporte ao professor em sala de aula, junto aos objetos de conhecimento da Base, que é obrigatória no país desde o início deste ano.
Os professores podem encontrar todos estes conteúdos gratuitamente por meio do recém-lançado site pt.khanacademy.org/brasil. Além das informações da BNCC, os educadores têm acesso a todas os principais recursos da plataforma.
Capacitando quem ensina
O curso básico on-line Khapacitar é oferecido de forma totalmente gratuita, e ensina os educadores a utilizarem a plataforma Khan Academy. O curso está disponível e deve permanecer assim até 15 de março. Com duração estimada de 60 minutos, são disponibilizados vídeos que mostram os benefícios do uso de recursos tecnológicos nas escolas. Depoimentos de profissionais que já usam a Khan em sua rotina também serão acessíveis.
Ao fim do curso, os educadores terão um momento para realizar um exercício de reflexão e planejamento. Os docentes que finalizarem a formação ganham um certificado de conclusão e concorrem a um notebook como prêmio.
A plataforma é parceira da Fundação Lemann no Brasil e conta com mais de 3,8 milhões de usuários, entre alunos, pais e professores, além de contar com um projeto de parcerias com secretarias estaduais de educação.
Para realizar o curso, basta acessar o site da organização até domingo (15) e clicar no banner na página principal do professor.