A partir desta segunda-feira (17/2), as escolas particulares habilitadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal terão um certificado de credenciamento: o Selo Escolas Credenciadas. A medida, publicada em portaria no Diário Oficial do DF (DODF), visa dar mais segurança a mães, pais e responsáveis de alunos no momento da matrícula.
O selo atesta que a instituição privada é credenciada junto à secretaria e está apta a oferecer educação aos alunos de acordo com os padrões estabelecidos. Segundo informações da pasta, o selo terá que ser afixado em local visível e de fácil acesso nas escolas particulares.
A autenticação conterá um QR code pelo qual qualquer pessoa terá acesso a página na internet das Escolas Credenciadas, gerenciada pela Secretaria de Educação. No site será possível identificar, imediatamente, todas as escolas privadas que possuem credenciamento no DF.
Além disto, mães, pais e responsáveis poderão conferir a situação das instituições de ensino privadas junto à secretaria. Informações sobre o processo de credenciamento e orientações para casos de alunos matriculados em escolas não credenciadas também estarão disponíveis.
Segundo a portaria da Secretaria de Educação, o selo será entregue diretamente para as escolas pela pasta e a certificação fica “condicionada aos atos de credenciamento e recredenciamento, devidamente aprovados”. A renovação será feita anualmente, em outubro. Ainda de acordo com a secretaria, a escola que perder o credenciamento, deixará de ter o selo.