De acordo com o ministro, o aluno que fez o Pisa em 2018 é “fruto 100% do PT”. Ele também prometeu melhorias com a gestão dele. “Nós vamos sair da última posição da América do Sul. O fundo do poço foi 2018, o último ano da maldição do PT. Quem fez o Pisa em 2018 começou a estudar com Lula presidente. Quem fez o Pisa 2018, que é o pior aluno da América do Sul, é fruto 100% do PT”, acusou.
Weintraub garantiu que o cenário será revertido no mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Estou me comprometendo como pessoa física. Nós vamos sair da última posição da América do Sul. E quando olharmos o resultado do próximo Pisa, vamos ver o ponto de inflexão. O fundo do poço foi em 2018, que foi o último ano da maldição do PT”, frisou.
O ministro foi alvo de críticas esta semana, ao postar declaração em rede social com erro gramatical na palavra “impressionante”. No Twitter, ele escreveu a palavra com ‘a letra "c", em vez de com "ss". Durante o café da manhã com jornalistas, Weintraub não abordou o assunto.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa