[FOTO1]
Todos juntos para potencializar e celebrar o voluntariado, essa é a proposta do evento Together. Até o próximo domingo (24), estão agendadas inúmeras ações sociais, desde serviços de cabeleireiro e barbeiro, passando pela distribuição de refeições em Sol Nascente, até atendimentos médicos oferecidos pela Carreta da Mulher. Para vivenciar essa experiência e compartilhar os trabalhos que desenvolvem nas cidades onde moram, cerca de 10 mil jovens de todo o país desembarcaram em Brasília.
Tudo isso, ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. É a Feira do Voluntariado, espaço destinado à troca de informações sobre os temas que permeiam o universo da ajuda humanitária, além de diversas atividades interativas com o público, como, por exemplo, palestras, stands de agências de voluntariado e, para entretenimento, vários espaços de karaokê.
As ações sociais são desenvolvidas em vários pontos do Distrito Federal (DF), rodoviária do Plano Piloto, Praça do Relógio, em Taguatinga, e no Sol Nascente. Neste último, está uma carreta da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), equipada com cozinha e máquinas para lavagem e secagem de roupas disponível gratuitamente a quem precisar, das 10h às 16h. No mesmo local, os voluntários vão preparar cerca de 500 refeições nos horários de almoço, das 11h às 14h, até sábado (23).
Para fechar o evento, no domingo (24), ocorrerá uma corrida solidária de 5 Km pelo Eixo Monumental ; um percurso para adultos e outro para crianças. A proposta é incentivar a prática de esporte regularmente, como meio eficiente de prevenir doenças provocadas pelo sedentarismo. Além disso, as inscrições para a Together Run Kids serão feitas mediante a entrega de alimentos e produtos de higiene que serão direcionados para o Hospital da Criança de Brasília e para o Centro de Projetos e Assistência Integral (CEPAI).
Potencial para fazer o bem
Ele prossegue dizendo qual foi o método escolhido para definir as ações. ;Primeiro começamos a pensar que atividades seriam palpáveis para realizar dentro de um período tão curto. Levamos alguns meses para decidir e chegamos à conclusão de que alguns em lugares era viável fazer de uma maneira segura para todos.;
Voluntariado como missão
O jovem conta do que mais tem gostado. ;Sem dúvida foram as palestras.; E revela que deve seguir com trabalhos de ajuda humanitária por conta da religião. Ele pretende começar em causas pelo país, antes de tentar algo no exterior. ;Penso em fazer voluntariado daqui a um ano aqui no Brasil, pois meu amigo fez e disse que é experiência muito fantástica.;
Bem ao próximo
[FOTO3]A goiana Patricia Correa Camargo Alvino, 31 anos, faz parte de uma sociedade de jovens voluntários em Porangatu, ela compartilha as primeiras impressões sobre a troca de experiências com outros grupos. ;Às vezes eu passo por situações no nosso distrito que outros colegas não têm. Então, é uma maneira de trocar e compartilhar as histórias.;
Para ela, o voluntariado é algo primordial ;porque é uma oportunidade de nós, como seres humanos, nos importarmos com outras pessoas, independente de qualquer situação.
Realização
O evento é organizado pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Centro-Oeste, com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e das Organizações das Nações Humanas (ONU).
*Estagiário sob subervisão de Ana Sá